Desafios da inclusão: a invisibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X44082

Palavras-chave:

Inclusão, autismo, Ensino Superior.

Resumo

Autistas tem chegado ao ensino superior e se deparado com desafios. O objetivo desta pesquisa foi identificar, do ponto de vista do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o processo de adaptação à universidade, as dificuldades enfrentadas, as estratégias utilizadas e os recursos oferecidos pelas universidades. A pesquisa, qualitativa exploratório descritiva, foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e realizada através de três Grupos Focais com autistas que frequentaram o ensino superior. Os resultados apontaram que, na adaptação à universidade, enfrentaram dificuldades relacionadas ao estigma, ao desconhecimento do TEA por parte da comunidade acadêmica, além de dificuldades causadas pelas características próprias do TEA, como a sobrecarga sensorial e emocional. Como estratégia de adaptação três participantes optaram por comunicar o diagnóstico à instituição de ensino superior, quatro relataram preferir que o diagnóstico não fosse revelado. Os participantes relataram dificuldades para obter adaptações didático-pedagógicas, apesar da existência de núcleos com essa finalidade. Apesar de cada autista demandar intervenções específicas, a IES necessita construir mecanismos que o acolham e favoreçam o processo de inclusão. Medidas universais, disponíveis a todo o corpo acadêmico, com foco em promover a equidade, defender e valorizar a diversidade e educar a comunidade do campus fornecendo informações sobre o TEA são necessárias não apenas para a inclusão do autista, mas para a construção de uma sociedade mais justa para todos.

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Biografia do Autor

Claudia Paola Carrasco Aguilar, Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brasil.

Professora mestre na Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brasil.

Patricia Forte Rauli, Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brasil.

Professora doutora na Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Aguilar, C. P. C., & Rauli, P. F. (2020). Desafios da inclusão: a invisibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior. Revista Educação Especial, 33, e43/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X44082

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