Desafios da inclusão: a invisibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X44082

Palavras-chave:

Inclusão, autismo, Ensino Superior.

Resumo

Autistas tem chegado ao ensino superior e se deparado com desafios. O objetivo desta pesquisa foi identificar, do ponto de vista do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o processo de adaptação à universidade, as dificuldades enfrentadas, as estratégias utilizadas e os recursos oferecidos pelas universidades. A pesquisa, qualitativa exploratório descritiva, foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e realizada através de três Grupos Focais com autistas que frequentaram o ensino superior. Os resultados apontaram que, na adaptação à universidade, enfrentaram dificuldades relacionadas ao estigma, ao desconhecimento do TEA por parte da comunidade acadêmica, além de dificuldades causadas pelas características próprias do TEA, como a sobrecarga sensorial e emocional. Como estratégia de adaptação três participantes optaram por comunicar o diagnóstico à instituição de ensino superior, quatro relataram preferir que o diagnóstico não fosse revelado. Os participantes relataram dificuldades para obter adaptações didático-pedagógicas, apesar da existência de núcleos com essa finalidade. Apesar de cada autista demandar intervenções específicas, a IES necessita construir mecanismos que o acolham e favoreçam o processo de inclusão. Medidas universais, disponíveis a todo o corpo acadêmico, com foco em promover a equidade, defender e valorizar a diversidade e educar a comunidade do campus fornecendo informações sobre o TEA são necessárias não apenas para a inclusão do autista, mas para a construção de uma sociedade mais justa para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Paola Carrasco Aguilar, Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brasil.

Professora mestre na Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brasil.

Patricia Forte Rauli, Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brasil.

Professora doutora na Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

ADREON, Diane; DUROCHER, Jennifer Stella. Evaluating the college transition needs of individuals with high-functioning autism spectrum disorders. Intervention in School and Clinic, v. 42, n. 5, p. 271 – 279, 2007.

AMEIS, Stephanie. H.; CATANI, Marco. Altered white matter connectivity as a neural substrate for social impairment in Autism Spectrum Disorder. Cortex, v. 62, p. 158 – 181, 2015.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5 Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

AMES, Megan E. et al. Overview and Evaluation of a Mentorship Program for University Students with ASD. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 31, n. 1, 2016.

ANDERSON, Anastasia H.; STEPHENSON, Jennifer; CARTER, Mark. A systematic literature review of the experiences and supports of students with autism spectrum disorder in post-secondary education. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 39, p. 33 – 53, 2017.

ANDERSON, Connie; BUTT, Catherine. Young Adults on the Autism Spectrum at College: Successes and Stumbling Blocks. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 47, n. 10, p. 3029 – 3039, 2017.

ASSUMPÇÃO JÚNIOR, Francisco Baptista; KUCZYNSKI, Evelyn. Autismo Infantil: novas tendências e perspectivas. 2. ed. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2015.

ASSUMPÇÃO JÚNIOR, Francisco Baptista; PIMENTEL, Ana Cristina Mageste. Autismo infantil. International Review of Psychiatry, v. 22, n. Supl I, p. 37 – 39, 12 2000.

AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de et al. Inclusão e acessibilidade para pessoas cegas na Universidade Federal de Campina Grande. REIN-Revista Educação Inclusiva. Campina Grande, v. 3, n. 2, p. 17-27, 2019.

BAIO, Jon et al. Prevalence of autism spectrum disorder among children aged 8 years—autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2014. MMWR Surveillance Summaries, v. 67, n. 6, p. 1, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4a. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BLEULER, Eugen. Dementia Praecox ou o Grupo das Esquizofrenias. [S.l.: s.n.], 1911.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29/04/2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Secretaria de Educação Especial, Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 27/03/2017.

BRASIL. Decreto Nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, Brasília-DF, Agosto 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 23/12/2017.

BRASIL. Decreto 8368 de 2 de dezembro de 2014, Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/Decreto/D8368.htm. Acesso em: 03/04/2017.

BRASIL. Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 03/04/2017.

BROSNAN, Mark; MILLS, Elizabeth. The effect of diagnostic labels on the affective responses of college students towards peers with ’Asperger’s Syndrome’ and ’Autism Spectrum Disorder’. Autism, v. 20, n. 4, p. 388-394, 2016.

BROWN, Kirsten R.; COOMES, Michael D. A spectrum of support: current and best practices for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) at community colleges. Community College Journal of Research and Practice, v. 40, n. 6, p. 465 – 479, 2016.

BURGUESS, Rebecca. Understanding The Spectrum – A Comic Strip Explanation. 2017. Página web. Disponível em: www.https://the-art-of-autism.com/wp-content/uploads/2017/11/ UnderstandtheSpectrum.pdf. Acesso em: 02/10/2018.

CARAYOL, Jerome et al. Autism risk assessment in siblings of affected children using sex-specific genetic scores. Molecular Autism, BioMed Central, v. 2, p. 17, 2011.

CHANG, Yi-Shin et al. Autism and Sensory Processing Disorders: Shared White Matter Disruption in Sensory Pathways but Divergent Connectivity in Social-Emotional Pathways. PLoS ONE, v. 9, n. 7, 2014.

COX, Bradley E. et al. College Experiences for Students With Autism Spectrum Disorder: Personal Identity, Public Disclosure, and Institutional Support. Journal of College Student Development, v. 58, n. 1, p. 71 – 87, 2017.

CRESPI, Bernard J. Autism As a Disorder of High Intelligence. Frontiers in Neuroscience, Frontiers Media S.A., v. 10, p. 300, 2016.

CULLEN, Jennifer A. The Needs of College Students with Autism Spectrum Disorders and Asperger’s Syndrome. Journal of Postsecondary Education and Disability, v. 28, n. 1, p. 89 – 101, 2015.

DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1223 – 1245, 2010.

FRYE, Richard E. Social Skills Deficits in Autism Spectrum Disorder: Potential Biological Origins and Progress in Developing Therapeutic Agents. CNS Drugs, v. 32, n. 8, p. 713 – 734, 2018.

GATTI, Bernardete. A formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., v. 31, n. 113, p. 1355 – 1379, 2010.

GELBAR, Nicholas W.; SMITH, Isaac; REICHOW, Brian. Systematic review of articles describing experience and supports of individuals with autism enrolled in college and university programs. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 44, n. 10, p. 2593 – 2601, 2014.

GILLESPIE-LYNCH, Kristen et al. Changing College Students’ Conceptions of Autism: An Online Training to Increase Knowledge and Decrease Stigma. v. 45, n. 8, p. 2553 – 2566, 2015.

GILLESPIE-LYNCH, Kristen et al. “For a long time our voices have been hushed”: Using student perspectives to develop supports for neurodiverse college students. Frontiers in Psychology, v. 8, p. 544, 2017.

GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma Breve Reflexão sobre os Paradigmas Educacionais no Contexto da Educação Especial Brasileira. Revista Inclusão, v. 1, n. 01, p. 34 – 39, 2005.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1988.

HAHAMY, Avital; BEHRMANN, Marlene; MALACH, Rafael. The Idiosyncratic Brain: distortion of spontaneous connectivity patterns in autism spectrum disorder. Nature Neuroscience, v. 18, n. 2, p. 302, 2015.

HALIM, Andrew T.; RICHDALE, Amanda L.; ULJAREVIc,´ Mirko. Exploring the nature of anxiety in young adults on the autism spectrum: A qualitative study. Research in Autism Spectrum Disorders, Elsevier, v. 55, p. 25 – 37, 2018.

HATFIELD, Megan et al. Factors related to successful transition planning for adolescents on the autism spectrum. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 18, n. 1, p. 3 – 14, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2017. 2018.

KERNS, Connor Morrow et al. Anxiety Disorders Interview Schedule–Autism Addendum: Reliability and Validity in Children With Autism Spectrum Disorder. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, v. 46, n. 1, p. 88 – 100, 2017.

KUDER, S. Jay; ACCARDO, Amy. What Works for College Students with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 48, n. 3, p. 722 – 731, 2017.

LAI, Meng-Chuan; LOMBARDO, Michael V.; BARON-COHEN, Simon. Autism. The Lancet, v. 383, n. 9920, p. 896 – 910, 2013.

MATTHEWS, Nicole L.; LY, Agnes R.; GOLDBERG, Wendy A. College Students’ Perceptions of Peers with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 1, p. 90 – 99, 2015.

MAZEFSKY, Carla A. et al. Genetic and Environmental Influences on Symptom Domains in Twins and Siblings with Autism. Research in autism spectrum disorders, v. 2, n. 2, p. 320 – 331, 2008.

MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. O professor e a educação inclusiva: Formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.

MORETT, Felipe Azevedo; HÜBNER, Maria Martha Costa. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional? Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 105, p. 258 – 267, 2017.

ORGANIZACÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 10. ed. São Paulo: EDUSP, 1993. v. 1. 1200 p.

RAPIN, Isabelle; TUCHMAN, Roberto F. Onde estamos: Visão geral e definições. Autismo: Abordagem Neurobiológica. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RAULI, Patricia Maria Forte et al. Inclusão e acessibilidade no ensino superior: ações de sensibilização e formação docente. Anais do XVI Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba: Faculdades Pequeno Príncipe, 2019.

ROBERTS, Nicole; BIRMINGHAM, Elina. Mentoring University Students with ASD: A Mentee-centered Approach. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 47, n. 4, 2017.

ROSIN-PINOLA, Andréa Regina; DEL-PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marilia, v. 20, n. 3, p. 341 – 356, 2014.

RUARO, Laurete Maria.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação Do Professor Do Universitário: Olhar Brasileiro E Espanhol. Debates em Educação, v. 6, n. 12, p. 38 – 56, 2014.

RUZICH, Emily. et al. Measuring autistic traits in the general population: A systematic review of the Autism-Spectrum Quotient (AQ) in a nonclinical population sample of 6,900 typical adult males and females. Molecular Autism, v. 6, n. 1, p. 1 – 12, 2015.

SADOCK, Benjamin J.; SADOCK, Virginia A.; RUIZ, Pedro. Compêndio de Psiquiatria.Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

SANTIAGO, Mylene Cristina; SANTOS, Mônica Pereira dos. Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 485 – 502, 2015.

SARRETT, Jennifer C. Autism and Accommodations in Higher Education: Insights from the Autism Community. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 48, n. 3, p. 679 – 693, 2018.

SHMULSKY, Solvegi; GOBBO, Ken. Autism Spectrum in the College Classroom: Strategies for Instructors. Community College Journal of Research and Practice, v. 37, n. 6, p. 490 – 495, 2013.

SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise De Conteúdo: Exemplo De Aplicação Da Técnica Para Análise De Dados Qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, 2015.

SWAIN, Deanna et al. Emotion Dysregulation and Anxiety in Adults with ASD: Does Social Motivation Play a Role? Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 12, p. 1 – 7, 2015.

TAVARES, Lídia Mara Fernandes Lopes; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; FREITAS, Maria Nivalda Carvalho. A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 22, n. 4, p. 527 – 542, 2016.

VAN HEES, Valérie; MOYSON, Tinneke; ROEYERS, Herbert. Higher education experiences of students with autism spectrum disorder: Challenges, benefits and support needs. Journal of autism and developmental disorders, v. 45, n. 6, p. 1673-1688, 2015.

VANBERGEIJK, Ernst; KLIN, Ami; VOLKMAR, Fred. Supporting more able students on the autism spectrum: College and beyond. Journal of autism and developmental disorders, v. 38, n. 7, p. 1359 – 1370, 2008.

VOLKMAR, Fred R.; WOLF, Julie M. When children with autism become adults. World Psychiatry, v. 12, n. 1, p. 79 – 80, 2013.

WATERHOUSE, Lynn. Rethinking Autism: Variation and Complexity. Academic Press, 2013.

WEHMAN, P. et al. Transition From School to Adulthood for Youth With Autism Spectrum Disorder: What We Know and What We Need to Know. Journal of Disability Policy Studies, v. 25, n. 1, p. 30 – 40, 2014.

WHITE, Susan. W. et al. Development of a College Transition and Support Program for Students with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 47, n. 10, p. 3072 – 3078, 2017.

WONG, Connie et al. Evidence-Based Practices for Children, Youth, and Young Adults with Autism Spectrum Disorder: A Comprehensive Review. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 7, p. 1951 – 1966, 2015.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Aguilar, C. P. C., & Rauli, P. F. (2020). Desafios da inclusão: a invisibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior. Revista Educação Especial, 33, e43/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X44082

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.