Educação e deficiência visual: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33154

Palavras-chave:

deficiência visual, cegueira, inclusão educacional

Resumo

As políticas educacionais têm permitido avanços no ingresso de pessoas com deficiência visual em escolas comuns. No entanto, no cotidiano das escolas, ainda se encontram dificuldades no processo de escolarização desses estudantes. O objetivo do presente estudo é analisar a produção referente à deficiência visual na área da educação formal e não-formal, a partir de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica que abarcou 66 artigos nacionais indexados nas bases de dados SciELO, Scopus e Portal de Periódicos da CAPES e 142 artigos internacionais presentes no ERIC e no EBSCO Host, publicados entre 2005 e 2016. Inicialmente, realizou-se análise estatística descritiva dos artigos nacionais e internacionais e em um segundo momento, análise das referências bibliográficas utilizadas nos artigos nacionais. Apresenta-se a distribuição das publicações ao longo do período pesquisado, os delineamentos e métodos encontrados, as características dos participantes e os periódicos que publicaram esses estudos com mais frequência, comparando os dados nacionais e internacionais. A análise das referências bibliográficas utilizadas nos artigos nacionais, por sua vez, possibilitou identificar os principais autores utilizados, o tipo de suporte e a língua predominantes. Percebe-se que as pesquisas têm avançado nas últimas décadas, no entanto há desafios e tensões que permitem novos estudos e articulação de temáticas ainda pouco exploradas.

 

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Biografia do Autor

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Coordena o Observatório Docência, Inclusão e Cultura Digital.

Cláudia Alquati Bisol, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre pela mesma Universidade e Psicóloga pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é professora adjunta do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Coordena o Núcleo de Pesquisa ?Intervenções da Psicologia? e o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA). É psicóloga clínica e tem experiência no trabalho com educação inclusiva e formação de professores para a inclusão. Interesses em pesquisa: educação especial e educação inclusiva, pessoas com deficiência e com necessidades especiais, psicologia, psicanálise.

Luani dos Santos Paim, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do curso de Psicologia.

Enquanto bolsista de Iniciação cientifica, participou da coleta e análise dos dados e escrita do artigo. 

Ana Paula Fachinetto Ehlers, Universidade de Caxias do Sul

Psicóloga. Graduada em psicologia pela Universidade de Caxias do Sul. 

Enquanto bolsista de Iniciação cientifica, participou da coleta e análise dos dados e escrita do artigo. 

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Publicado

2019-06-05

Como Citar

Valentini, C. B., Bisol, C. A., Paim, L. dos S., & Ehlers, A. P. F. (2019). Educação e deficiência visual: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, 32, e62/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X33154

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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