Formas de conhecer em Educação Especial: mal-estar, discurso médico e vida ordinária na escola

Autores

  • André Luís de Souza Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5144-714X
  • Carla Karnoppi Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-3284-8749

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X30118

Palavras-chave:

Educação especial, Formação de Professores, Conhecimento.

Resumo

Este artigo busca questionar a pertinência e a premência do discurso médico em relação ao trabalho em sala de aula, propondo a discussão de seus efeitos e aventando uma alternativa epistêmica e discursiva fundamentada em uma experiência de formação em nível de extensão universitária. Como ponto de partida, o reconhecimento de um mal-estar evidenciado pelas queixas de angústia, desamparo e despreparo ante as demandas por ação pedagógica segundo uma epistemologia naturalista e reducionista. Escapar ao reducionismo do pensamento naturalista, do qual participa o ideal médico, pode passar por outra forma de construir conhecimento em educação e pelo fortalecimento da figura do professor, reafirmando seu protagonismo em assuntos pedagógicos e tomando o espaço educacional como manifesto na complexidade da vida e da linguagem ordinárias, incluindo suas manifestações ilógicas. São diferentes posições enunciativas que imprimem percursos escolares também diversos, cifrando destinos distintos para o conhecimento produzido em educação especial, bem como para alunos, escolas e professores.

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Biografia do Autor

André Luís de Souza Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5144-714X

Licenciado em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade.

Carla Karnoppi Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-3284-8749

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS. Doutora em educação pela mesma universidade.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Lima, A. L. de S., & Vasques, C. K. (2018). Formas de conhecer em Educação Especial: mal-estar, discurso médico e vida ordinária na escola. Revista Educação Especial, 31(62), 617–630. https://doi.org/10.5902/1984686X30118

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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