Revisitando a Acessibilidade a partir do Modelo Social da Deficiência: Experiências na Educação Superior

Autores

  • Jackeline Susann Souza da Silva Universidad de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23590

Palavras-chave:

Deficiência, Acessibilidade, Educação Superior.

Resumo

No começo deste século, a acessibilidade tornou-se uma determinação legislativa que visa eliminar barreiras nos diferentes espaços sociais para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Na educação superior, a acessibilidade é condição fundamental para que o/a estudante com deficiência ingresse, permaneça e participe das atividades acadêmicas. Este artigo tem como objetivo analisar a acessibilidade na experiência de estudantes com deficiência da educação superior. Para tanto, utilizamos a metodologia de Estudos de Caso com a técnica shadowing, a observação e a entrevista semiestruturada para investigar a unidade de estudo: experiência de acessibilidade de seis estudantes com deficiência, três mulheres e três homens. Os principais achados de pesquisa indicam que a acessibilidade ainda não é aplicada como um direito, mas como assistência individual e, justamente por isso, prevalece na educação superior a adaptação do/a estudante com deficiência sem modificação da estrutura institucional. Isto é consequente da visão médico-patológica sobre estes/as estudantes, que não são percebidos/as como sujeitos de direitos.

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Publicado

2018-03-11

Como Citar

Silva, J. S. S. da. (2018). Revisitando a Acessibilidade a partir do Modelo Social da Deficiência: Experiências na Educação Superior. Revista Educação Especial, 31(60), 197–214. https://doi.org/10.5902/1984686X23590

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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