O ensino da matemática ao deficiente intelectual: projetos de trabalho em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X17805Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Matemática, Projetos de TrabalhoResumo
Este texto discute a ressignificação do processo ensino e aprendizagem de matemática e ciências de alunos com deficiência intelectual ao aplicar um projeto contextualizado e intedisciplinar.Apresenta, assim, resultados de uma pesquisa, a qual foi desenvolvida na Escola de Educação Básica na Modalidade Educação Especial na Área Intelectual e Múltiplas, do município de Ponta Grossa, Paraná, junto a seis discentes do segundo ano do Ensino Fundamental. A obtenção dos dados resultantes da aplicação das intervenções pedagógicas se deu por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo. Durante a aplicação do projeto de trabalho, observou-se que os alunos mostraram-se motivados em aprender, assumindo uma posição de ativo perante o conhecimento. Além disso, verificou-se em todas as etapas do desenvolvimento do projeto que os alunos demonstraram confiantes em expor suas ideias, o que propiciou um clima encorajador, de forma que se mostravam capazes em aprender.Os resultados demonstram que a proposta favoreceu a construção de conceitos de matemática e de ciências alicerçados em situações do cotidiano, bem como a acessibilidade desses conhecimentos para os alunos deficientes intelectuais.Downloads
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