O ensino da matemática ao deficiente intelectual: projetos de trabalho em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar

Amanda Drzewinski de Miranda, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo


Este texto discute a ressignificação do processo ensino e aprendizagem de matemática e ciências de alunos com deficiência intelectual ao aplicar um projeto contextualizado e intedisciplinar.Apresenta, assim, resultados de uma pesquisa, a qual foi desenvolvida na Escola de Educação Básica na Modalidade Educação Especial na Área Intelectual e Múltiplas, do município de Ponta Grossa, Paraná, junto a seis discentes do segundo ano do Ensino Fundamental. A obtenção dos dados resultantes da aplicação das intervenções pedagógicas se deu por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo. Durante a aplicação do projeto de trabalho, observou-se que os alunos mostraram-se motivados em aprender, assumindo uma posição de ativo perante o conhecimento. Além disso, verificou-se em todas as etapas do desenvolvimento do projeto que os alunos demonstraram confiantes em expor suas ideias, o que propiciou um clima encorajador, de forma que se mostravam capazes em aprender.Os resultados demonstram que a proposta favoreceu a construção de conceitos de matemática e de ciências alicerçados em situações do cotidiano, bem como a acessibilidade desses conhecimentos para os alunos deficientes intelectuais.

Palavras-chave


Deficiência Intelectual; Matemática; Projetos de Trabalho

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X17805

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________