O ensino da matemática ao deficiente intelectual: projetos de trabalho em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar

Autores

  • Amanda Drzewinski de Miranda Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17805

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Matemática, Projetos de Trabalho

Resumo

Este texto discute a ressignificação do processo ensino e aprendizagem de matemática e ciências de alunos com deficiência intelectual ao aplicar um projeto contextualizado e intedisciplinar.Apresenta, assim, resultados de uma pesquisa, a qual foi desenvolvida na Escola de Educação Básica na Modalidade Educação Especial na Área Intelectual e Múltiplas, do município de Ponta Grossa, Paraná, junto a seis discentes do segundo ano do Ensino Fundamental. A obtenção dos dados resultantes da aplicação das intervenções pedagógicas se deu por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo. Durante a aplicação do projeto de trabalho, observou-se que os alunos mostraram-se motivados em aprender, assumindo uma posição de ativo perante o conhecimento. Além disso, verificou-se em todas as etapas do desenvolvimento do projeto que os alunos demonstraram confiantes em expor suas ideias, o que propiciou um clima encorajador, de forma que se mostravam capazes em aprender.Os resultados demonstram que a proposta favoreceu a construção de conceitos de matemática e de ciências alicerçados em situações do cotidiano, bem como a acessibilidade desses conhecimentos para os alunos deficientes intelectuais.

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Biografia do Autor

Amanda Drzewinski de Miranda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Doutora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Miranda, A. D. de, & Pinheiro, N. A. M. (2016). O ensino da matemática ao deficiente intelectual: projetos de trabalho em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Revista Educação Especial, 29(56), 695–708. https://doi.org/10.5902/1984686X17805

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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