A produção de práticas de normalização nos discursos orientadores/reguladores do atendimento educacional especializado

Autores

  • Eliana Pereira de Menezes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Vanessa Shceid Santanna de Mello Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13650

Palavras-chave:

Inclusão, AEE, Normalização

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13650

Nas últimas décadas, temos visto o acento em ações políticas que preveem a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. Narrada como uma possibilidade de superação da situação de exclusão a que esses alunos foram “submetidos” durante anos, a escola inclusiva, “aberta à diversidade”, é convocada a prever ações e projetos para atender à nova demanda de alunos. Dentre essas ações, localizamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como um dos principais alvos de investimento do atual governo brasileiro. Esta pesquisa propõe-se a analisar as orientações para estruturação do AEE nas escolas regulares, problematizando seus princípios e seus possíveis efeitos nas práticas escolares. Pelas análises empreendidas, parece-nos que a escola inclusiva deve constituir-se a partir de um questionável reconhecimento da diferença, uma vez que, segundo os discursos orientadores e reguladores produzidos pelo Governo Federal, é a escola que deve encarregar-se de delimitar as diferenças de que se fala e as ações que devem ser empreendidas para que se possa conduzir melhor a conduta dos alunos incluídos, visando à sua normalização

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Biografia do Autor

Eliana Pereira de Menezes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Educadora Especial, Mestre em Educação pela UFSM, Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da UFSM.

Vanessa Shceid Santanna de Mello, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestre em Educação pela UNISINOS. Professora da rede de ensino de São Leopoldo e do Curso de Especialização em Educação Inclusiva da UNISINOS.

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Publicado

2014-09-23

Como Citar

Menezes, E. P. de, & Mello, V. S. S. de. (2014). A produção de práticas de normalização nos discursos orientadores/reguladores do atendimento educacional especializado. Revista Educação Especial, 27(50), 725–736. https://doi.org/10.5902/1984686X13650

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua