<b>Representações docentes: o olhar para o aluno com</b>
Resumo
A presente pesquisa volta-se para as representações docentes em relação ao aluno com necessidades educacionais especiais. A questão central de tal análise situa-se em torno da sua identificação a fim de investigar quais imagens, enunciados estão associadas ao processo e como tais representações foram construídas no contexto das práticas e vivências dos sujeitos e no âmbito da Educação Especial. De acordo com isso são apresentadas às perspectivas de análise, em consonância com o posicionamento teórico advindo do campo dos estudos culturais em educação, em sua vertente pós-estruturalista. O encaminhamento metodológico para a análise de tal tema constitui-se numa conversa/entrevista com os professores que atuam junto a alunos com NEEs nos diferentes níveis de ensino, bem como através dos apontamentos realizados durante as observações diretas. Ao pensar sobre os olhares docentes destaca-se um conjunto de representações que se estabelece a partir da díade normal x anormal e que acaba por constituir e consolidar determinadas práticas discursivas. Enfatiza-se que todo debate sobre Educação Especial deve partir de um questionamento sobre as políticas e práticas de enunciação e representação ancoradas em tais propostas.Palavras-chave: Representações. Educação Especial. Práticas Docentes.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).