<b>Representações docentes: o olhar para o aluno com</b>

Autores

  • Ana Claudia De Nardin Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliana Pereira de Menezes Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A presente pesquisa volta-se para as representações docentes em relação ao aluno com necessidades educacionais especiais. A questão central de tal análise situa-se em torno da sua identificação a fim de investigar quais imagens, enunciados estão associadas ao processo e como tais representações foram construídas no contexto das práticas e vivências dos sujeitos e no âmbito da Educação Especial. De acordo com isso são apresentadas às perspectivas de análise, em consonância com o posicionamento teórico advindo do campo dos estudos culturais em educação, em sua vertente pós-estruturalista. O encaminhamento metodológico para a análise de tal tema constitui-se numa conversa/entrevista com os professores que atuam junto a alunos com NEEs nos diferentes níveis de ensino, bem como através dos apontamentos realizados durante as observações diretas. Ao pensar sobre os olhares docentes destaca-se um conjunto de representações que se estabelece a partir da díade normal x anormal e que acaba por constituir e consolidar determinadas práticas discursivas. Enfatiza-se que todo debate sobre Educação Especial deve partir de um questionamento sobre as políticas e práticas de enunciação e representação ancoradas em tais propostas.

Palavras-chave: Representações. Educação Especial. Práticas Docentes.

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Como Citar

De Nardin, A. C., & Menezes, E. P. de. (2013). <b>Representações docentes: o olhar para o aluno com</b>. Revista Educação Especial, 21(31). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua