Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura

Autores

  • Débora Regina de Paula Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte
  • Mariana Queiroz Orrico de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte
  • Carlo Schmidt Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X10178

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Inclusão, Revisão descritiva.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X10178

A legislação brasileira determina que todas as crianças devem ter acesso à escola comum, incluindo sujeitos com transtornos do espectro do autismo. Embora um corpo substancial de pesquisas descreva os benefícios derivados da inclusão dessas pessoas, o tema ainda permanece controverso, principalmente quanto à possibilidade das escolas oferecerem respostas adequadas às necessidades de crianças com TEA. O presente artigo tem por objetivo identificar o que as produções científicas nacionais, publicadas entre 2008 e 2013, têm revelado sobre a inclusão de pessoas com TEA no Brasil. Os resultados mostram que a presença desses educandos em escolas regulares aumentou de forma expressiva após a popularização do paradigma da inclusão. Por outro lado, observa-se que o desconhecimento sobre a síndrome e a carência de estratégias pedagógicas específicas pode acarretar poucos efeitos na aprendizagem dessa população.

 

Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo; Inclusão; revisão descritiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-06

Como Citar

Nunes, D. R. de P., Azevedo, M. Q. O. de, & Schmidt, C. (2013). Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, 26(47), 557–572. https://doi.org/10.5902/1984686X10178

Edição

Seção

Dossiê: Transtornos do Espectro do Autismo e a Educação Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2