Implicações de distintas compreensões de cultura visual
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734810738Palavras-chave:
Imagem, Arte contemporânea, Pesquisa, Cultura VisualResumo
Este artigo discute as circunstâncias através das quais o pós-modernismo favorece e incentiva a reprodução de atitudes, o consumo de objetos e artefatos representados por ou associados a imagens, analisando como essa hibridização confunde os limites impostos pelas estruturas de informação e conhecimento baseadas em cânones acadêmicos. Examina abordagens de pesquisa que incorporam as mídias e artefatos visuais contemporâneos ao corpus de conhecimento da arte/educação apontando alternativas para abordar, investigar e compreender o modo como os indivíduos concebem e constroem o imaginário imagético que essas mídias e artefatos animam.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
CAMPOS, Ricardo. Introduçao à Cultura Visual – Abordagens e Metodologias em ciências Sociais. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2013.
GONÇALVES, Marco Antonio e HEAD, Scott (Orgs.). Devires Imagéticos – a etnografia, o autor e suas imagens. Rio de Janeiro: FAPERJ/7Letras, 2009.
HALL, Stuart (Org.). Representation. Cultural Representations and Signifying Practices. Londres: Sage Publications, 1997.
ILLERIS, Helene e ARVEDSEN, Karsten, Fenômenos e Eventos Visuais: algumas reflexões sobre currículo e pedagogia da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Orgs.), Culturas das Imagens – Desafios para a arte e para a
educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012, p. 283-309.
LANIGAN, R. The Phenomenology of Human Communication. Philosophy Today. Celina: Ohio, Messenger Press, No 23, 1979.
MARTINS, R. Pensando com Imagens – Para compreender criticamente a experiência visual. In: RODRIGUES, E. T. e LIMA, H. A. (Orgs.) Educação das artes visuais na perspectiva da cultura visual: conceituações, problematizações e experiências. Goiânia: Secretaria da Educação do Estado de Goiás, 2010.
MIRZOEFF, Nicholas. An Introduction to Visual Culture. Londres: Routledge, 1999.
MITCHELL, W. J. T. Showing seeing: a critique of visual culture. Journal of Visual Culture, I (2), p. 165-181, 2002.
PINNEY, Christopher. Four types of visual culture. Em TILLEY, C.; KUERCHLERFOGDEN, S.; ROWLANDS, M. (Orgs.), Handbook of Material Culture. Londres: Sage Publications, 2006, p. 131-144.
ROSE, Gillian. Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: Sage, 2011.
TOURINHO, I. e MARTINS, R. Imagens como conhecimento e investigação. In: MARTINS, R. e TOURINHO, I (Orgs.), Processos & Práticas de Pesquisa em Cultura Visual & Educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013, p.13-17.
VERSIANI, Daniela Beccaccia. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005.
WALKER, John e CHAPLIN, Sarah. Visual Culture – An Introduction. Manchester: Manchester University Press, 1997.
WANG, J. Y. Avenue Magazine. New York: October 2007, p. 123-126.