“Esse é o jeito Rebelde de ser”: Produzindo masculinidades nas salas de aula

Autores

  • Luciana Borre Nunes Universidade Federal de Goiás
  • Raimundo Martins ufg

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373484068

Palavras-chave:

Masculinidades, Salas de Aula, Cultura Visual

Resumo

Este texto apresenta pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (Brasil). Os dados estão sendo coletados em uma escola da rede pública de Goiânia, Goiás, com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. O estudo tem como foco discutir e analisar a constituição de masculinidades através do artefato visual: novela Rebeldes. A perspectiva pós-estruturalista embasa os referenciais teóricos da pesquisa. A investigação, de orientação qualitativa, se caracteriza como estudo do tipo etnográfico sendo utilizadas entrevistas, diário de campo, grupos focais e fotografias como material empírico. O texto discute como os discursos normativos da novela influenciam os comportamentos dos estudantes e seus relacionamentos sociais e como as práticas pedagógicas contribuem para a produção de masculinidades.

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Biografia do Autor

Luciana Borre Nunes, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Arte e Cultura Visual

Raimundo Martins, ufg

Professor Dr da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2012-03-05

Como Citar

Nunes, L. B., & Martins, R. (2012). “Esse é o jeito Rebelde de ser”: Produzindo masculinidades nas salas de aula. Revista Digital Do LAV, (8), 045–066. https://doi.org/10.5902/198373484068

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