A cultura visual como espaço de encontro entre construtor e pesquisador bricoleur

Autores

  • Laila Loddi
  • Raimundo Martins

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482189

Palavras-chave:

Bricolagem, Bricoleur, Pesquisa, Cultura visual

Resumo

A palavra bricolagem é originada do termo francês bricolage, que caracteriza especialmente o ato de operar com materiais fragmentários, adotando procedimentos que se desviam e se afastam da norma técnica. Neste sentido, o construtor bricoleur é aquele que trabalha com as próprias mãos, executando um trabalho sem projeto preconcebido, lidando diretamente com o acaso e o improviso, coletando e resignificando objetos. A palavra bricolagem também vem sendo aplicada a métodos de pesquisa, surgindo como forma de construir uma ciência crítica da complexidade. No contexto deste artigo, bricolagem se refere à noção de interdisciplinaridade, operando a partir de uma visão acerca das formas dominantes de poder. O pesquisador bricoleur é aquele que redefine o objeto de investigação, adotando uma ontologia relacional. O texto desenvolve uma perspectiva de pesquisa bricolagem, tem como foco um estudo dos modos de fazer do construtor bricoleur e como espaço de discussão o campo transdisciplinar da cultura visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laila Loddi

Mestranda em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás

Raimundo Martins

Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA), pós-doutor pela Universidade de Londres (Inglaterra) e pela Universidade de Barcelona (Espanha)

Referências

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2007.

DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DIKOVITSKAYA, Margaret. The study of the visual after the cultural turn. Cambridge, Mass.: The MIT, 2005.

FUÃO, Fernando (Coord.). Arquiteturas Fantásticas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 1999.

GULLAR, Ferreira. Argumentação contra a morte da arte. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

JACQUES, Paola B. Estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.

KINCHELOE, Joe; BERRY, K. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. São Paulo: Editora Nacional, 1970.

MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. OLIVEIRA, Marilda O; HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Editora da UFSM, 2007.

_______. Porque e como falamos da cultura visual? In: Visualidades: Revista do Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual. Goiânia-GO: UFG, FAV, 2006.

VAN MANEN, Max. Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea Books, 2003.

ZALUAR, Amélia. A casa da flor: uma tentativa de compreensão. In: FUÃO, F. (Coord.). Arquiteturas Fantásticas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 1999.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Loddi, L., & Martins, R. (2010). A cultura visual como espaço de encontro entre construtor e pesquisador bricoleur. Revista Digital Do LAV, 3(3), 087–108. https://doi.org/10.5902/198373482189

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)