Visualidades contemPOPrâneas com Pina Bausch e Madonna: outros modos dos corpos se (mo)verem

Autores

  • Odailso Sinvaldo Berte Universidade Federal de Goiás
  • Irene Tourinho Universidade Federal de Goiás
  • Raimundo Martins Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373486942

Palavras-chave:

Visualidades contempoprâneas, Corpo, pedagogia, Pina Bausch, Madonnaorpo, Pedagogia, Madonna

Resumo

Este estudo enfoca entrecruzamentos entre fragmentos de formas culturais produzidas pela coreógrafa/artista Pina Bausch e pela cantora/artista Madonna. Compreendendo as especificidades dos trabalhos de cada uma das artistas, a reflexão entende os produtos de ambas como visualidades contempoprâneas com as quais é possível articular abordagens pedagógicas privilegiando corpo, afeto, desejo e prazer. Esta perspectiva educativa enfatiza a importância do investimento afetivo de educandos e educadores na relação com artefatos culturais, sejam eles considerados populares, eruditos ou de massa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odailso Sinvaldo Berte, Universidade Federal de Goiás

Coreógrafo, dançarino, professor e pesquisador em dança contemporânea;

Doutorando em Arte e Cultura Visual - UFG

Mestre em Dança - UFBA

Especialista em Dança - FAP

Licenciado em Filosofia - UPF

Irene Tourinho, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutora em Cultura Visual – Universidade de Barcelona, Espanha; Doutora em Currículo e Instrução/Artes – Universidade de Wisconsim/Madison (EUA); Mestre em Artes – Universidade de Iowa (EUA). Professora Titular e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás

Raimundo Martins, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutor em Cultura Visual – Universidade de Barcelona, Espanha; Doutor em Educação/Artes – Universidade de Southern Illionois (EUA), Professor Titular e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Referências

AGUIRRE, I. Cultura visual, política da estética e educação emancipadora. In MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011.

ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Editora Planeta, 2011.

CHAUÍ, M. A posição do agente da liberdade na ética V. In: CHAUÍ, Marilena de Souza. Cadernos Espinosanos: estudos sobre o século XVII. São Paulo: Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, N. XXII, Jan-Jun de 2010.

CYPRIANO, F. Pina Bausch. São Paulo: Cosacnaify, 2005.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1 artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

GIROUX, H. Cruzando as fronteiras do discurso: novas políticas em educação. Artemed: Porto Alegre, 1999.

GREINER, C; KATZ, H. Corpo e processos de comunicação. In Revista Fronteiras: estudos midiáticos. São Leopoldo: UNISINOS, Vol. 3, n. 2, p. 65-75, dez. 2001. ______. Por uma teoria do corpomídia. In: GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999.

ORTIZ, R. Românticos e folcloristas. São Paulo: Olho d’água, 1992.

SHUSTERMAN, R. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998.

Downloads

Publicado

2013-03-05

Como Citar

Berte, O. S., Tourinho, I., & Martins, R. (2013). Visualidades contemPOPrâneas com Pina Bausch e Madonna: outros modos dos corpos se (mo)verem. Revista Digital Do LAV, (10), 038–057. https://doi.org/10.5902/198373486942

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)