Professor-artista: alguns conceitos e perspectivas baseadas em princípios da cultura visual
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734838068Palavras-chave:
Professor-artista, Cultura visual, Ensino de arteResumo
A partir de perspectivas embasadas nos princípios da cultura visual este artigo discute aspectos identitários do ‘ser professor’ em um mundo globalizado, em permanentes transformações que impõem demandas no campo da educação, da arte e da profissão docente. Nesse contexto o conceito de ‘professor-artista’ e sua identidade híbrida emergem como uma modalidade de performance cultural entrelaçando ações em arte, educação e, principalmente, pesquisa. O texto reúne resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em arte e cultura visual cujo trabalho de campo envolveu a participação de oito sujeitos professores de um centro profissionalizante em arte na cidade de Macapá, estado do Amapá. Um espectro de opções pedagógicas oferecidos pela educação da cultura visual associa cotidiano escolar e significações culturais, configura as relações entre sujeitos docentes e discentes criando uma interface de saberes coletivos e individuações/realizações práticas.
Downloads
Referências
AGUIRRE, Imanol. Cultura Visual, Política da Estética e Educação Emancipadora. In: MARTINS, R. e TOURINHO, I. (Orgs.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011, p. 69-111.
CORAZZA, S. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, Marisa V. (org.). Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 105-132.
FERNÁNDEZ, Tatiana e DIAS, Belidson. Pedagogias Culturais nas Entre Viradas: Eventos Visuais & Artísticos. In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2014, p. 101-137.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1998.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
GOODSON Ivor. Historiando o eu: a política – vida e o estudo da vida e do trabalho do professor. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Processos e Práticas de Pesquisa em
Cultura Visual & Educação. Santa Maria: Editora USFM, 2013, p. 253-272.
HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011, p. 31-49.
IAVELBERG, Rosa. & CHUI, Fernando de Menezes. Ideias para uma pedagogia contemporânea do desenho. In: REBOUÇAS, Moema M. & GONÇALVES, Maria G. D. (Orgs.). Investigações nas práticas educativas da arte. Vitória-ES. Edufes, 2013, p. 91-108.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LAMPERT, Jociele. Arte Contemporânea, Cultura Visual e Formação Docente. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicação e Artes – USP. São Paulo: USP, 2009.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n. 19, p.20-28, jan/fev/mar/abr. 2002.
MATTAR, Sumaya. Sobre arte e educação. Entre a oficina artesanal e a sala de aula. Campinas: Papirus, 2010.
PAIXÃO, Natalina. Memorial Docente [Reconhecimento, Saberes e Competências] – CPPD/Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2014.
SUZUKI, Clarissa Lopes. Caderno de professor-artista: espaço acolhedor do exercício reflexivo e da ação criadora. In: Mattar, SUMAYA e ROIPHE, Alberto (Orgs.). Arte e educação: ressonâncias e repercussões. São Paulo. Arte na Escola Edições, 2016, p. 220-224.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Vozes, 16ª. ed. Petrópolis, RJ, 2014.
TOURINHO, Irene. MARTINS, Raimundo. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Orgs). Educação da cultura visual: conceitos e contextos, Santa Maria, Editora UFSM, 2011, p. 51-68.
VALLE, Lutiere Dalla. O desenho de criação como dispositivo para a formação em artes visuais: estratégias pedagógicas para construir-se como investigador no campo da arte e da educação. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de e HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria-RS. Editora UFSM, 2015, p. 257-274.