Professor-artista: alguns conceitos e perspectivas baseadas em princípios da cultura visual

Autores/as

  • Ronne Franklim Dias Universidade Federal de Goiás
  • Raimundo Martins Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG. Atualmente é professor da Maestría em Arte y Cultura Visual do Instituto “Escuela Nacional de Bellas Artes” (IENBA) da Universidad de la República – Uruguay.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734838068

Palabras clave:

Professor-artista, Cultura visual, Ensino de arte

Resumen

A partir de perspectivas embasadas nos princípios da cultura visual este artigo discute aspectos identitários do ‘ser professor’ em um mundo globalizado, em permanentes transformações que impõem demandas no campo da educação, da arte e da profissão docente. Nesse contexto o conceito de ‘professor-artista’ e sua identidade híbrida emergem como uma modalidade de performance cultural entrelaçando ações em arte, educação e, principalmente, pesquisa. O texto reúne resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em arte e cultura visual cujo trabalho de campo envolveu a participação de oito sujeitos professores de um centro profissionalizante em arte na cidade de Macapá, estado do Amapá. Um espectro de opções pedagógicas oferecidos pela educação da cultura visual associa cotidiano escolar e significações culturais, configura as relações entre sujeitos docentes e discentes criando uma interface de saberes coletivos e individuações/realizações práticas.

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Biografía del autor/a

Ronne Franklim Dias, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Bolsista da
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás-FAPEG. Professor de arte do Instituto
Federal do Amapá-IFAP (BRA).

Raimundo Martins, Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG. Atualmente é professor da Maestría em Arte y Cultura Visual do Instituto “Escuela Nacional de Bellas Artes” (IENBA) da Universidad de la República – Uruguay.

Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA), Mestre em Artes pela Andrews University, Michigan (EUA). Pós-doutor pela University of London (1992) e pela Universidad de Barcelona (2004/2005) onde foi professor visitante. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG. Atualmente é professor da Maestría em Arte y Cultura Visual do Instituto “Escuela Nacional de Bellas Artes” (IENBA) da Universidad de la República – Uruguay.

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

Dias, R. F., & Martins, R. (2019). Professor-artista: alguns conceitos e perspectivas baseadas em princípios da cultura visual. Revista Digital Do LAV, 12(2), 118–132. https://doi.org/10.5902/1983734838068

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