Escolhe uma palavra e diz alguma coisa”: reflexões sobre a apresentação dos cursos de licenciatura em artes visuais no espaço das profissões da UFG
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373482642Palavras-chave:
Experiência coletiva, Docência, Prática pedagógica e arteResumo
Este texto é escrito por várias mãos e apresenta-se não apenas como um desafio intelectual: é também uma provocação de sociabilidade. A partir de distintos olhares, refletimos sobre o evento Espaço das Profissões, observando e examinando os ambientes dedicados à Licenciatura em Artes Visuais nas modalidades presencial e a distancia, propondo uma discussão a respeito de suas implicações sobre nós, mestrandos em Arte e Cultura Visual, na condição de visitantes. Apontamos algumas dessas impressões destacando alguns pontos, tais como os imaginários da docência e o fazer na prática pedagógica contemporânea no ensino de arte, estas, julgamos ser posições que se orientam a partir das discussões realizadas na disciplina Tópicos Especiais em Educação Visual, no PPGACV da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG.
Downloads
Referências
AGUIRRE, Imanol. Imaginando um futuro para a educação artística. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009.
ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2007.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história das violências nas prisões. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1997.
GOODSON, Ivor. Pessoas solitárias: a luta pelo significado privado e o propósito público. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Políticas do conhecimento: vida e trabalho docente entre saberes e instituições. Goiânia: Cegraf, 2007 (Coleção Desenredos, 2), pp. 13 - 48.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
MARTINS, Raimundo. Das belas artes à cultura visual: enfoques e deslocamentos. In: ______ (Org.). Visualidade e educação. Goiânia: FUNAPE, 2008 (Coleção Desenredos, 3). Parte I – Temporalidades e posicionamentos na cultura visual no ensino de artes no Brasil e nos Estados Unidos - leituras regionais, pp. 25 – 36.
MARTINS, Raimundo; PEREIRA, Alexandre; VALENÇA, Kelly. Um olhar ‘formatado’. Visualidades: Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual. Goiânia, v. 6, n. 1 e 2, pp. 243 – 254, 2009. ISSN 1679 - 6748.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Entre contingências e experiências vividas... Propostas para pensar um ensino crítico em artes visuais. Visualidades: Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual. Goiânia: UFG, v. 3, n. 1, pp. 86-111, 2005.
REVISTA NOVA ESCOLA, Edição Especial “Porque tão poucos querem ser professor”. São Paulo: Abril, fev. 2010. [relatório preliminar da pesquisa em:
http://revistaescola.abril.com.br/pdf/relatorio-final-atratividade-carreira-docente.pdf.]
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Filiação intensiva e aliança demoníaca. Novos Estudos 77, [s. l.], 2007, pp. 91 - 126.