“Vale uma foto?”: crianças e seus olhares sobre cidades do interior paulista por meio da fotografia e de exposições fotográficas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734883938Palavras-chave:
Educação, Crianças, FotografiasResumo
Mediante revisão de literatura e trabalho de campo, este artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações relacionadas às temáticas das crianças, suas percepções sobre as cidades e espaços urbanos por meio da formação estética e da Arte. A partir de trabalhos realizados no campo da Arte, mais precisamente da fotografia, aborda questões voltadas aos espaços urbanos, suas peculiaridades, as possibilidades de experiências estéticas e sociais e o olhar das crianças para o que tais espaços oferecem. Apresenta registros de experiências ligadas ao campo da fotografia, as percepções das crianças em relação às imagens e a espaços urbanos, por meio de saídas fotográficas e visitas a exposições de fotografia. Com essa discussão, pretende-se demostrar que, por meio da Arte e da formação estética, é possível pensar as cidades e espaços urbanos como locais mais passíveis de humanização, de um “habitar” mais saudável, para além das meras necessidades de produção.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela. Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio Hoffmann. Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 3-20, jan./jan., 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79179>. Acesso em: 15 ago. 2023.
ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação Infantil e Tecnologias Digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, jan./jan., 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79007>. Acesso em: 15 ago. 2023.
CORSARO, Willian. Sociologia da Infância. Trad. Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DAMÁSIO, Reinaldo Luiz. O que é criança. São Paulo: Brasiliense, 1984.
GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; LEITE, Maria Cristina Stello. (Orgs.). Crianças, educação e o direito à cidade: pesquisas e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
IBGE. Classificação dos espaços rurais e urbanos no Brasil. Uma primeira aproximação. BRASIL, 2017. Ministério do Planejamento, desenvolvimento e gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/rural_urbano/#/home>. Acesso em: 10 ago. 2023.
PENA, Rodolfo F. Alves. "Espaço urbano e rural"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-urbano-rural.htm>. Acesso em: 26 maio 2023.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1998.
SANTOS, Maria Walburga dos. Crianças também habitam cidades: Realidades invisíveis; direitos, invenções e inversões possíveis. In:GOBBI, Márcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; SEIXAS, Eunice Castro; TOMÁS, Catarina.O direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047317. Disponível em: <https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/804>. Acesso em: 26 maio 2023.
SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79179>. Acesso em: 26 maio 2023.
SPECK, Jeff. Cidade Caminhável. Trad. De Anita Dimarco, Anita Natividade. São Paulo: Perspectiva, 2017.
WEISS, Luise. Brinquedos e engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 1997.