“Vale uma foto?”: crianças e seus olhares sobre cidades do interior paulista por meio da fotografia e de exposições fotográficas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734883938

Schlagworte:

Educação, Crianças, Fotografias

Abstract

Mediante revisão de literatura e trabalho de campo, este artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações relacionadas às temáticas das crianças, suas percepções sobre as cidades e espaços urbanos por meio da formação estética e da Arte. A partir de trabalhos realizados no campo da Arte, mais precisamente da fotografia, aborda questões voltadas aos espaços urbanos, suas peculiaridades, as possibilidades de experiências estéticas e sociais e o olhar das crianças para o que tais espaços oferecem. Apresenta registros de experiências ligadas ao campo da fotografia, as percepções das crianças em relação às imagens e a espaços urbanos, por meio de saídas fotográficas e visitas a exposições de fotografia. Com essa discussão, pretende-se demostrar que, por meio da Arte e da formação estética, é possível pensar as cidades e espaços urbanos como locais mais passíveis de humanização, de um “habitar” mais saudável, para além das meras necessidades de produção.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Ana Paula Cordeiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Marília. É docente do Departamento de Didática (atuando no Curso de Pedagogia) e da Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Sociologia - Profsocio, na FFC. Tem experiência na área de Educação e atua nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sociologia da Infância, Arte-linguagens artísticas, o lúdico na educação de crianças de 0 a 10 anos. Especificamente dedica-se a estudar os temas: Teatro e educação - jogos dramáticos e teatrais na Educação Infantil e nas primeiras cinco séries do Ensino Fundamental, direção teatral, criação teatral coletiva, oficinas de jogos teatrais e processos de criação teatral na terceira idade. É vice líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica - GEPPECC (FFC - Unesp) e membro dos Grupos de Pesquisa "GP FORME - formação do Educador" (FFC - Unesp) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci - UFAL), cadastrados no CNPQ, atuando principalmente nas linhas de pesquisa "Educação Infantil e Formação de Professores" e "Formação de docentes para a pequena infância". Coordena o Projeto "LUDIBUS", vinculado à PROEX - UNESP e ao Núcleo de Ensino de Marília e o Projeto "Oficinas de Teatro da UNATI (Universidade Aberta à 3ª Idade) - UNESP de Marília", vinculados à PROEX. Em relação às atividades de gestão é membro titular do Conselho Departamental do Departamento de Didática da FFC - Unesp, membro do Conselho da Pós-Graduação do Mestrado em Rede Nacional em Sociologia - ProfSocio e Coordenadora do Núcleo de Ciência e Cultura da FFC - Unesp. Também exerceu diversas atividades de gestão e coordenação na Universidade pública - Unesp, entre elas: chefia do Departamento de Didática por duas gestões, vice-coordenação do Curso de Pedagogia por duas gestões, coordenadora de área do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Educação Infantil, de 2014 a 2018, Conselheira da Área de Ciências Humanas junto à Câmara Central de Graduação-Reitoria, Vice-coordenadora do Núcleo de Ensino de Marília (2020 a 2022), Presidente da Comissão de Atividades Culturais da FFC - Unesp, entre outras funções.

Luciana Aparecida de Araujo, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2013). Livre Docente em Pesquisa Pedagógica pela FFC/Unesp/Marília (2022). É professora Associada pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/ Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, pesquisa pedagógica, pesquisa na formação e prática docente, alfabetização científica e pesquisa com crianças. É Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC) e pesquisadora do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Alagoas, todos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Cleriston Izidro dos Anjos, Federal University of Alagoas

Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL/Brasil), atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Membro do Corpo Docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (Angola). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2004), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (2015) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Linguagens Expressivas e Culturas das Infâncias. Coordenador do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/CEDU/UFAL), Membro Colaborador Doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC/UMinho/Portugal) no grupo "Contextos, quotidianos e bem estar da criança". Integrante da Frente Nordeste Criança (Representação Alagoas) e componente da Rede Infâncias Negras.

Literaturhinweise

ABRAMOWICZ, Anete. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela. Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio Hoffmann. Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 3-20, jan./jan., 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79179>. Acesso em: 15 ago. 2023.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação Infantil e Tecnologias Digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, jan./jan., 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79007>. Acesso em: 15 ago. 2023.

CORSARO, Willian. Sociologia da Infância. Trad. Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DAMÁSIO, Reinaldo Luiz. O que é criança. São Paulo: Brasiliense, 1984.

GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; LEITE, Maria Cristina Stello. (Orgs.). Crianças, educação e o direito à cidade: pesquisas e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 2021.

IBGE. Classificação dos espaços rurais e urbanos no Brasil. Uma primeira aproximação. BRASIL, 2017. Ministério do Planejamento, desenvolvimento e gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/rural_urbano/#/home>. Acesso em: 10 ago. 2023.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Espaço urbano e rural"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-urbano-rural.htm>. Acesso em: 26 maio 2023.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1998.

SANTOS, Maria Walburga dos. Crianças também habitam cidades: Realidades invisíveis; direitos, invenções e inversões possíveis. In:GOBBI, Márcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; SEIXAS, Eunice Castro; TOMÁS, Catarina.O direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047317. Disponível em: <https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/804>. Acesso em: 26 maio 2023.

SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79179>. Acesso em: 26 maio 2023.

SPECK, Jeff. Cidade Caminhável. Trad. De Anita Dimarco, Anita Natividade. São Paulo: Perspectiva, 2017.

WEISS, Luise. Brinquedos e engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 1997.

Veröffentlicht

2023-09-29

Zitationsvorschlag

Cordeiro, A. P., Araujo, L. A. de, & Anjos, C. I. dos. (2023). “Vale uma foto?”: crianças e seus olhares sobre cidades do interior paulista por meio da fotografia e de exposições fotográficas. Revista Digital Do LAV, 16(1), e22/1–18. https://doi.org/10.5902/1983734883938

Ausgabe

Rubrik

Dossiê – Caminhar e habitar: arte e educação no espaço urbano