Memórias para uma educação digital sensível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888308

Palavras-chave:

Educação digital, Memória educacional, Fotografia, Oficina, Ateliê

Resumo

Este artigo compara duas experiências educacionais separadas por quinze anos. Na primeira parte do texto, relata-se o desenvolvimento de uma oficina de artes digitais realizada no projeto Caminhando Juntos (CAJUN), no bairro Bela Vista, em Vitória, ES, entre 2008 e 2009. Essa oficina teve como um dos objetivos centrais o fortalecimento de vínculos socioafetivos de crianças e adolescentes, com vistas ao desenvolvimento da autoestima, da identidade e do senso de pertença. Na segunda parte, comentam-se as práticas de ateliê de fotografia para o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Espírito Santo, no ano de 2023. Através desse processo de rememoração, do uso de conceitos operatórios desenvolvidos durante os processos de ensino-aprendizagem e do comparativo entre essas duas experiências, compreende-se a importância da memória educacional para a formulação de metodologias de trabalho eficientes e sensíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inara Novaes Macedo, Secretaria de Educação do Espírito Santo

Artista multilinguagem, com experiência abrangente nas áreas de Artes Visuais, Música, Cultura e Educação. Possui mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduação em Artes Plásticas e Visuais pela mesma instituição, pós-graduação em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UNB) e Qualificação Profissional em Dança Contemporânea (FAFI). É Técnica Educacional na Gerência de Currículo da Secretaria da Educação do Espírito Santo.

Rodrigo Hipólito, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Arte e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES) com bolsa Fapes, mestre em Teoria e História da Arte (PPGA-UFES) e Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição; Professor do Departamento de Teoria da Arte e Música (DTAM-UFES, 2015-2020), do Departamento de Comunicação Social (DEPCOM-UFES, 2023-) dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Europeia de Vitória (FAEV, 2015-2023).

Fabiana Pedroni, Secretaria de Educação do Espírito Santo

Doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (IA-UNESP), mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora pela Secretaria de Educação do Espírito Santo.

Referências

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 81–95, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/5Y9WqF98GXrtxDCjsMhLWRJ. Acesso em: 16 jul. 2024.

BOLZAN, Larissa Medianeira; LÖBLER, Mauri Leodir. Socialização e afetividade no processo de inclusão digital: um estudo etnográfico. Organizações & Sociedade, v. 23, n. 76, p. 130–149, jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-9230767. Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/4sz8hyCmRKGJxw4KwCjwByz/#. Acesso em: 10 jul. 2024.

CARVALHO, Lívia Marques. O Ensino de Artes em Ongs. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

CIQUINI, Fabio Henrique. A estrutura mítica narcísica no imaginário midiático e nas selfies. Logos, [S. l.], v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.49172. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/49172. Acesso em: 16 jul. 2024.

FERREIRA, Fernanda de Carvalho; COSTA, Wayne Barbosa dos Santos da. Projeto Caminhando Juntos (Cajun): um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes no Município de Vitória (ES). In: SERPA, Ana Maria Petronetto; RAIZER, Eugênia Célia (Org.). Política de Assistência Social no Município de Vitória (ES): olhares sobre a experiência (2005-2012). Vitória: Prefeitura Municipal de Vitória, 2012, pp. 256-271. Disponível em: https://m.vitoria.es.gov.br/download.php?tipo=1&id=813. Acesso em: 11 jul. 2024.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

KENSKI, Vani Moreira. Memória e ensino. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 90, p. 45–51, 1994. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/891. Acesso em: 16 ago. 2024.

HACKING, Juliet. Photography: the whole story. Munich; New York: Prestel, 2012.

HIPÓLITO, Rodrigo; PEDRONI, Fabiana. Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 28, p. 062–075, 2020. DOI: 10.5965/2175234612282020062. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16454. Acesso em: 16 jul. 2024.

MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; CHAGAS, Gleison José do Nascimento.. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n. 1, p. 67–94, jan. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/YCTSyKmxjY4FQcDZRWZXxLc/#. Acesso em: 10 jul. 2024.

MIR, Javaid Ahmad; MUSHTAQ, Bushra; MUSHTAQ, Onaisa Aalia. Selfies taking and posting Behavior among adolescents. International Journal of Applied Research, v. 7, n. 6, Parte B, 2021, pp. 102-109. Disponível em: https://www.allresearchjournal.com/archives/2021/vol7issue6/PartB/7-5-62-760.pdf. Acesso em: 16 jul. 2024.

NOVAES, Inara. Câmera eu: oficina de artes digitais do projeto Caminhando Juntos de Bela Vista - Um relato de experiência. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais). Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017a.

NOVAES, Inara. Câmera eu: oficina de artes visuais do projeto Caminhando Juntos (Cajun) – Bela Vista. In: ORASSA, Maria Auxiliadora; GONCALVES, Maria Gorete Dadalto; Moema Martins Rebouças (Org.). Sentidos e significações de uma educação em Artes Visuais em tempos contraditórios. 1. ed. Vitória: PROEX/UFES, 2017b, pp. 435-440. Disponível em: https://www.calameo.com/read/0051977256c8e93e235c6. Acesso em: 27 ago. 2024.

PAULILO, André Luiz; MAZZA, Débora Bertier. Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional. Pro-Posições, v. 27, n. 3, p. 201–220, set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2014-0097. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/DNcGdhn6DHFBhJRg4KZq7fC. Acesso em: 16 ago. 2024.

REY, Sandra. Por uma Abordagem Metodológica da Pesquisa em Artes Visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O Meio como Ponto Zero - Metodologia da Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. pp. 123-140. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/206759. Acesso em: 19 jul. 2024.

SILVA, Helena et al.. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 28–36, jan. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/R75CxrQRQsGM8fyGCwgjZKD/#. Acesso em: 10 jul. 2024.

SILVA, Isis Graziele da; KUPERMANN, Daniel. Selfie Narratives Made by Young People. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 31, e3111, pp. 1-10, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/7vQzDy5YSjBtfL66CH6LYMC/. Acesso em: 16 jul. 2024.

VENOSA, Viviana Senra. Metalinguar: traduz indo. Livro Zero. Revista de Psicanálise. São Paulo: FCL-SP: EPCL-SP, n 11, 2020. pp. 65-71.

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Macedo, I. N., Hipólito, R., & Pedroni, F. (2024). Memórias para uma educação digital sensível. Revista Digital Do LAV, 17(1), e16/1–23. https://doi.org/10.5902/1983734888308