Animação, infância e fabulação: movimentos com o conceito devir-criança e produção de arte no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734865564Palavras-chave:
Devir-criança, Infância, Fabulação, Educação, Arte.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar percepções sobre uma experimentação com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada e a produção em arte no ensino remoto. A proposta explorou, como disparador inicial, a animação ‘Viva – A Vida é uma Festa’, a produção de fotografias e os conceitos de devir-criança a partir de autores como Gilles Deleuze e Félix Guattari (2010, 2012) e infância, a partir de Walter Kohan (2007) e César Leite (2011). O percurso metodológico desenhado para esta experimentação foi a fabulação, termo que advém do conceito de Ronald Bogue (2011), que pensa movimentos inusitados com a invenção para a produção de conhecimento. Nos resultados dessa experimentação foi possível observar as relações com a infância e o devir-criança e, constatar que a invenção vai se elaborando nas possibilidades de criação com o que se tem, entre respiros e fissuras.
Downloads
Referências
BOGUE, R. Por uma teoria deleuziana da fabulação. In: AMORIN, A. Carlos; MARQUES, Davina; DIAS, Suzana O. (Orgs.) Conexões: Deleuze e Vida e Fabulações e... – Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF: CNPq: Campinas ALB, 2011, p. 17-35.
DELEUZE, G. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. – São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. – São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Patlôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Vol. 1. 2ª Edição. São Paulo: Ed. 34, 2011.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Patlôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Sueli Rolnik. Vol. 4. 2ª Edição. São Paulo: Ed. 34, 2012.
KOHAN, W. O. Infância, estrangeiridade e ignorância. Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LEITE, C. D. P. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.