Corpo presente: o desenvolvimento do sensível a partir de ações poéticas e educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734884198

Palavras-chave:

Ações poéticas, Estratégias educacionais, Era digital, Escultura social

Resumo

Este trabalho apresenta algumas ações poéticas e educacionais realizadas entre 2020 e 2022 no projeto de pesquisa ‘Peciar e a Formação do Artista’, na Universidade Estadual de Londrina. A partir da pesquisa de Iniciação Científica Presençausência: a arte e os desafios perceptivos na era digital, relacionamos os impactos negativos das tecnologias digitais na vida humana e o papel da arte em recuperar a dimensão corpórea e sensível na sociedade.  As ações apresentadas do projeto tiveram como referência o trabalho de Joseph Beuys e seu conceito de escultura social (BORER, 2001). Partimos de investigações tridimensionais no sentido de expandir as pesquisas individuais em ações coletivas; com o intuito de uma reconexão com o espaço tátil e com a busca de uma sintonia com a constelação de forças que a escultura coloca em jogo.

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Biografia do Autor

Nathalia Fonte, Londrina State University

Graduada em Artes Visuais (2019-2023) pela UEL.

Juliano Reis Siqueira, Londrina State University

Doutorado em Artes Visuais (2019) pela UDESC. 

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Fonte, N., & Siqueira, J. R. (2023). Corpo presente: o desenvolvimento do sensível a partir de ações poéticas e educacionais. Revista Digital Do LAV, 16(1), e14/1–19. https://doi.org/10.5902/1983734884198

Edição

Seção

Dossiê – Caminhar e habitar: arte e educação no espaço urbano