The exhibition space as a laboratory of knowledge in art based on the Triangular Approach

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888063

Keywords:

Triangular approach, Art/education, Exhibition space, Cultural and social mediation, Artistic mediation

Abstract

The contributions of the systematization of the Triangular Approach to the teaching of Art in Brazil resulted from the outbreak of postmodern discourses at the end of the 20th century and currents of thought in art teaching, influencing the structuring of the three axes that underlie it, contextualization, making and reading images. Considering the triangular approach proposed by Ana Mae Barbosa, this research aims to discuss its application as an artistic, cultural and social mediation strategy, understanding the exhibition space as a Knowledge Laboratory. In this way, the methodology used is characterized as research with a qualitative approach of an exploratory nature. It is concluded that by treating the Triangular Approach as a strategy for social and artistic cultural mediation, it is possible for subjects to interact with art based on experience, the appreciation of the cultural repertoire, and reflection on cultural and social aspects.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thais Rosa dos Reis, Feevale University

Mestranda em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Graduada em Artes Visuais - licenciatura pela Universidade Feevale (2022). Atuou como bolsista do Projeto de Extenção Movimento Coral Feevale e como bolsista de Projeto Comunitário Espaço Cultura Feevale, vinculado a instituição de ensino Universidade Feevale. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), pela Universidade Feevale. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura, exposição, arte/educação, desenho, projeto de extensão, projeto comunitário.

Laura Marcela Ribero Rueda, Feevale University

Artista plástica, professora e pesquisadora. Doutora e Mestre pelo programa Arte, Território e Cultura da Mídia, da Universidade de Barcelona, Espanha (revalidado pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS). Pós-Doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Jorge Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia. Atualmente é professora e pesquisadora na Universidade Feevale, RS. Desde 2022 coordena o grupo de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, na mesma Universidade. Desde 2018 coordena o projeto de pesquisa Território Nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea, que tem parceria com o grupo de pesquisa Arte e Políticas da Identidade, da Universidade de Múrcia, Espanha. É professora e pesquisadora convidada nessa universidade espanhola, atuando no Mestrado em Produção e Gestão Artística. Sua pesquisa se concentra na área de Artes Visuais, atuando no campo da arte contemporânea com ênfases na teoria, historia e prática da fotografia, processos de criação, produção artística e estéticas migratórias.

Denise Blanco Sant'Anna, Feevale University

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (2020); Mestre em Educação (2005) e graduada em Educação Artística I e II Graus (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale ministrando disciplinas nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, além de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais na mesma instituição. Coordenou quatro edições do curso de Especialização em Música: ensino e expressão (2009 - 2014). É regente do Coro Canto e Vida (1998 presente). Coordena o Programa Conexão Cultural (2018 - presente), o projeto de Extensão Movimento Coral (2008 presente) e integra o projeto Cultura no Campus (2019 presente). Atua principalmente nas seguintes áreas: educação, arte, cultura, música, educação musical, canto coral e formação de professores.

References

BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo. Editora: Cortez 1997.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In Arte/educação como mediação cultural e social. Editora UNESP. – São Paulo, pág. 13-22, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 9° edição. Editora Perspectiva. - São Paulo, 2014.

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 8ª edição. São Paulo. Editora: Cortez 2015a.

BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. – São Paulo. [livro eletrônico] Editora: Cortez. 2015b.

BROOKE, Donald. Stanford Professor Elliot Eisner, champion of arts education, dies. Stanford graduate school of education. Sessão: News and Media, 16 de janeiro de 2014. Disponível em: <https://ed.stanford.edu/news/elliot-eisner-champion-arts-education-dead-80>. Acesso em: fev. 2024.

COUTINHO, Rejane Galvão. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In Arte/educação como mediação cultural e social. Editora UNESP. – São Paulo, pág. 171–186, 2009.

COUTINHO, Rejane Galvão. Tecendo histórias do ensino de artes: conversas com Ana Mae Barbosa. Revista ARJ: Art Reseach Journal. v. 2, n 2. P. 123 – 140. Jul/dez. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7619>. Acesso em: set. 2024. DOI: https://doi.org/10.36025/arj.v2i2.7619

D’AGOSTINO. Adriana. Ana Mae Barbosa no MAC/USP. Ano de defesa, 2023, 214 f., Tese Doutorado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-23122022-131219/pt-br.php>. Acesso em: set. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74ª ed. – Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022.

GADOTTI, Moacir. (Org.). Paulo Freire: uma biografia. São Paulo. – Cortez Editora, 1996. Disponível em: < https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/010c2d36-b5ef-446b-8234-c4b4b806d0e5/content>. Acesso em: set 2024.

HENNING, Leoni Maria Padilha. Experiência, arte e educação pela perspectiva de Dewey. In Experiências Dissidentes no Ensino de Artes Visuais. Revista Apotheke. v. 9 n. 2, pág. 152-167, 2023. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke>. Acesso em: set. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/24471267922023152

RIZZI, Maria Christina de Souza Lima; SILVA, Mauricio da. Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 220-230, maio/ago. 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte>. Acesso em: set 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.71934

SEROTA, Nicholas. Experience or Interpretation – The dilema of Museums of Modern Art. Editora: Thames and Hudson. - Italy, 2005.

Published

2024-09-14

How to Cite

Reis, T. R. dos, Rueda, L. M. R., & Sant’Anna, D. B. (2024). The exhibition space as a laboratory of knowledge in art based on the Triangular Approach. Revista Digital Do LAV, 17(1), e20/1–16. https://doi.org/10.5902/1983734888063