O espaço expositivo como laboratório de conhecimento em arte fundamentado na Abordagem Triangular
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734888063Palavras-chave:
Abordagem triangular, Arte/educação, Espaço expositivo, Mediação cultural e social, Mediação artísticaResumo
As contribuições da sistematização da Abordagem Triangular para o ensino da Arte no Brasil resultaram da eclosão dos discursos pós-modernos do final do século XX e das correntes de pensamento do ensino da arte, influenciando a estruturação dos três eixos que a fundamentam, a contextualização, o fazer e a leitura de imagem. Considerando a Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa, a presente pesquisa tem como objetivo discutir a sua aplicação enquanto estratégia de mediação artística, cultural e social, compreendendo o espaço expositivo como Laboratório de Conhecimento. Deste modo, a metodologia empregada caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho exploratório. Conclui-se que ao tratar a Abordagem Triangular enquanto estratégia para a mediação cultural social e artística, possibilita-se o contato dos sujeitos com a arte a partir da experiência, da valorização do repertório cultural, e a reflexão sobre aspectos culturais e sociais.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo. Editora: Cortez 1997.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In Arte/educação como mediação cultural e social. Editora UNESP. – São Paulo, pág. 13-22, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 9° edição. Editora Perspectiva. - São Paulo, 2014.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 8ª edição. São Paulo. Editora: Cortez 2015a.
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. – São Paulo. [livro eletrônico] Editora: Cortez. 2015b.
BROOKE, Donald. Stanford Professor Elliot Eisner, champion of arts education, dies. Stanford graduate school of education. Sessão: News and Media, 16 de janeiro de 2014. Disponível em: <https://ed.stanford.edu/news/elliot-eisner-champion-arts-education-dead-80>. Acesso em: fev. 2024.
COUTINHO, Rejane Galvão. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In Arte/educação como mediação cultural e social. Editora UNESP. – São Paulo, pág. 171–186, 2009.
COUTINHO, Rejane Galvão. Tecendo histórias do ensino de artes: conversas com Ana Mae Barbosa. Revista ARJ: Art Reseach Journal. v. 2, n 2. P. 123 – 140. Jul/dez. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7619>. Acesso em: set. 2024.
D’AGOSTINO. Adriana. Ana Mae Barbosa no MAC/USP. Ano de defesa, 2023, 214 f., Tese Doutorado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-23122022-131219/pt-br.php>. Acesso em: set. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74ª ed. – Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022.
GADOTTI, Moacir. (Org.). Paulo Freire: uma biografia. São Paulo. – Cortez Editora, 1996. Disponível em: < https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/010c2d36-b5ef-446b-8234-c4b4b806d0e5/content>. Acesso em: set 2024.
HENNING, Leoni Maria Padilha. Experiência, arte e educação pela perspectiva de Dewey. In Experiências Dissidentes no Ensino de Artes Visuais. Revista Apotheke. v. 9 n. 2, pág. 152-167, 2023. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke>. Acesso em: set. 2024.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima; SILVA, Mauricio da. Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 220-230, maio/ago. 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte>. Acesso em: set 2024.
SEROTA, Nicholas. Experience or Interpretation – The dilema of Museums of Modern Art. Editora: Thames and Hudson. - Italy, 2005.