O espaço expositivo como laboratório de conhecimento em arte fundamentado na Abordagem Triangular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888063

Palavras-chave:

Abordagem triangular, Arte/educação, Espaço expositivo, Mediação cultural e social, Mediação artística

Resumo

As contribuições da sistematização da Abordagem Triangular para o ensino da Arte no Brasil resultaram da eclosão dos discursos pós-modernos do final do século XX e das correntes de pensamento do ensino da arte, influenciando a estruturação dos três eixos que a fundamentam, a contextualização, o fazer e a leitura de imagem. Considerando a Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa, a presente pesquisa tem como objetivo discutir a sua aplicação enquanto estratégia de mediação artística, cultural e social, compreendendo o espaço expositivo como Laboratório de Conhecimento. Deste modo, a metodologia empregada caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho exploratório. Conclui-se que ao tratar a Abordagem Triangular enquanto estratégia para a mediação cultural social e artística, possibilita-se o contato dos sujeitos com a arte a partir da experiência, da valorização do repertório cultural, e a reflexão sobre aspectos culturais e sociais.

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Biografia do Autor

Thais Rosa dos Reis, Universidade Feevale

Mestranda em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Graduada em Artes Visuais - licenciatura pela Universidade Feevale (2022). Atuou como bolsista do Projeto de Extenção Movimento Coral Feevale e como bolsista de Projeto Comunitário Espaço Cultura Feevale, vinculado a instituição de ensino Universidade Feevale. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), pela Universidade Feevale. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura, exposição, arte/educação, desenho, projeto de extensão, projeto comunitário.

Laura Marcela Ribero Rueda, Universidade Feevale

Artista plástica, professora e pesquisadora. Doutora e Mestre pelo programa Arte, Território e Cultura da Mídia, da Universidade de Barcelona, Espanha (revalidado pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS). Pós-Doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Jorge Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia. Atualmente é professora e pesquisadora na Universidade Feevale, RS. Desde 2022 coordena o grupo de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, na mesma Universidade. Desde 2018 coordena o projeto de pesquisa Território Nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea, que tem parceria com o grupo de pesquisa Arte e Políticas da Identidade, da Universidade de Múrcia, Espanha. É professora e pesquisadora convidada nessa universidade espanhola, atuando no Mestrado em Produção e Gestão Artística. Sua pesquisa se concentra na área de Artes Visuais, atuando no campo da arte contemporânea com ênfases na teoria, historia e prática da fotografia, processos de criação, produção artística e estéticas migratórias.

Denise Blanco Sant'Anna, Universidade Feevale

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (2020); Mestre em Educação (2005) e graduada em Educação Artística I e II Graus (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale ministrando disciplinas nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, além de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais na mesma instituição. Coordenou quatro edições do curso de Especialização em Música: ensino e expressão (2009 - 2014). É regente do Coro Canto e Vida (1998 presente). Coordena o Programa Conexão Cultural (2018 - presente), o projeto de Extensão Movimento Coral (2008 presente) e integra o projeto Cultura no Campus (2019 presente). Atua principalmente nas seguintes áreas: educação, arte, cultura, música, educação musical, canto coral e formação de professores.

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Publicado

2024-09-14

Como Citar

Reis, T. R. dos, Rueda, L. M. R., & Sant’Anna, D. B. (2024). O espaço expositivo como laboratório de conhecimento em arte fundamentado na Abordagem Triangular. Revista Digital Do LAV, 17(1), e20/1–16. https://doi.org/10.5902/1983734888063