A instituição especializada em tempos de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X8755Palavras-chave:
Instituição especializada, Deficiência, Inclusão, profissionais.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8755
Este estudo buscou investigar os significados e sentidos sobre inclusão escolar e deficiência produzidos por um grupo de profissionais que atuam um uma instituição especializada localizada em um município do interior do Estado de São Paulo.Para a coleta dos dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada aplicada a diretora da instituição, duas coordenadoras pedagógicas e cinco professoras. Os dados foram submetidos a uma análise do tipo descritivo-interpretativo. Os resultados indicaram que as profissionais atribuem unicamente aos alunos com deficiência intelectual e suas condições pessoais a responsabilidade pelo seu desenvolvimento e inclusão escolar. A ênfase dos discursos recaem sobre a incapacidade do aluno e na imutabilidade da deficiência. Observa-se que as narrativas, não revelam posicionamento crítico das profissionais aos processos educativos voltados a esta população. As profissionais que atuam na instituição especializada ainda apresentam uma concepção de deficiência baseada na incapacidade do aluno e, apesar defenderem o direito desses alunos a inclusão escolar, ainda manifestam receio do que estes irão encontrar fora dos muros da instituição, revelando atitudes de superproteção e desconhecimento do papel da instituição especializada em tempos de inclusão. Conclui-se que as concepções sobre a deficiência intelectual e a inclusão escolar apresentadas pelos profissionais podem contribuir muito mais para a reiteração da exclusão escolar historicamente voltada a essa população, do que para sua efetiva inclusão no sistema escolar de ensino.
Palavras-chave: instituição especializada, deficiência, inclusão, profissionais.
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