Ação Interdisciplinar e Transformação da Realidade: Construção de Sonhos e Práticas Inclusivas em Sala de Aula

Autores

  • Luciana Oliveira Rocha Magalhães UNITAU (Universidade de Taubaté)
  • Suelene Regina Donola Mendonça UNITAU (Universidade de Taubaté)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17865

Palavras-chave:

Práticas Inclusivas, Formação de Professores, Cotidiano Escolar

Resumo

Conhecer a realidade é condição precípua para poder sonhar e praticar a inclusão em sala de aula. O professor não pode limitar sua atuação, preso ao conhecimento que vigora no nível do senso comum. Tem que compreender que seu atuar é histórico e ir além! A tônica deste artigo, de cunho bibliográfico é, baseado nas teorias de Marx e Kosik, que abordam fenômeno e essência, buscar o descortinamento da realidade e o diálogo do senso comum com a essência desta realidade. Para o professor, principalmente atuando com alunos com deficiência e com a diversidade, o conhecimento da realidade é essencial. Largamente utilizando Freire, Gadotti, Bauer, busca-se a reflexão sobre os sonhos possíveis dentro deste cotidiano, que só acontece quando parte desta realidade em que se está. Finalmente, utilizando-se do caminho interdisciplinar, exposto por Fazenda, Espírito Santo, Japiassu e também por Freire, toma-se esta via como o agir ideal neste desvelamento da realidade. Morin, com sua teoria do pensamento complexo, também traz contribuições importantes. Daí o caminho lógico: aprofundar-se na essência de cada realidade para depois uní-la novamente ao todo holístico ao qual pertence; o caminho interdisciplinar para a elucidação da concretude da realidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Oliveira Rocha Magalhães, UNITAU (Universidade de Taubaté)

Graduada em Direito pela UNITAU, com especialização Latu Sensu em Educação Inclusiva pela UNICID, Mestranda em Educação pela UNITAU

Suelene Regina Donola Mendonça, UNITAU (Universidade de Taubaté)

Doutora em Educação pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Magalhães, L. O. R., & Mendonça, S. R. D. (2016). Ação Interdisciplinar e Transformação da Realidade: Construção de Sonhos e Práticas Inclusivas em Sala de Aula. Revista Educação Especial, 1(1), 161–173. https://doi.org/10.5902/1984686X17865

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.