Subjetividade social da escola e os desafios à inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84710

Palavras-chave:

Subjetividade social, Inclusão escolar, Educação Especial

Resumo

O artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre o valor da subjetividade social da escola na compreensão dos processos educativos escolares e sua contribuição aos processos de inclusão educacional. O conceito de subjetividade social será trabalhado no contexto da Teoria da Subjetividade desenvolvida por Fernando González Rey, numa perspectiva cultural-histórica. A subjetividade social pode ser definida pela produção de grupos sociais do conjunto de crenças, normatividades, valores, representações, etc. que constituem e permeiam suas ações e relações.  Ao longo do artigo são exploradas pesquisas realizadas nos últimos 20 anos que trabalharam com o conceito de subjetividade social no contexto escolar, extraindo contribuições para o enfrentamento dos desafios da consolidação inclusão educacional. Por meio da análise das pesquisas, foram identificadas 3 (três) dimensões compreensivas que auxiliam na compreensão de como a subjetividade social da escola pode atuar na consolidação de princípios, correção de distorções e superação de preconceitos aos processos de inclusão escolar. Foram destacadas as contribuições à constituição da subjetividade social da escola, o valor do reconhecimento da subjetividade social da escola e os desafios à promoção de mudanças na subjetividade social da escola.

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Biografia do Autor

Maristela Rossato, University of Brasília

Maristela Rossato. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui inúmeros artigos, capítulos e livros organizados que expressam sua experiência acadêmica e profissional no Ensino Superior iniciada há mais de 25 anos. Possui ampla experiência e produção na área de ensino e aprendizagem, com foco na superação de dificuldades na aprendizagem escolar. Atualmente seus interesses estão voltados para a área da Psicologia do Desenvolvimento, por meio de referenciais teóricos da subjetividade e complexidade, possuindo como principais temáticas de pesquisa e produção: espiritualidade/religiosidade e suas interseccionalidades (raça, gênero, etnias, entre outras); decolonialidade e novas epistemologias; formação profissional como processo de desenvolvimento.

Albertina Mitjáns Martínez, University of Brasília

Possui graduação em Psicologia - Universidade da Havana (1971), doutorado em Ciências Psicológicas - Universidade da Havana (1993) e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri (2007). Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília e professora do programa de Pós graduação em Educação dessa Universidade. Tem experiência e inúmeras publicações nas áreas de Psicologia e Educação na perspectiva histórico-cultural, com ênfase em Subjetividade, Criatividade, Inovação e Psicologia Escolar, especialmente nos seguintes temas: criatividade e inovação em diferentes contextos, aprendizagem, subjetividade e desenvolvimento atípico.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Rossato, M., & Martínez, A. M. (2023). Subjetividade social da escola e os desafios à inclusão. Revista Educação Especial, 36(1), e67/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X84710

Edição

Seção

Dossiê – Educação Especial na perspectiva inclusiva no contexto de ameaças, contradições e retrocessos democráticos: críticas e proposições

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