Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X7989Palavras-chave:
Inclusão, Surdos, Educação física.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7989
A inclusão é um processo social que no contexto escolar pretende a mudança de atitudes e a construção de uma com condições de abranger a todos indistintamente. Destarte, objetivou-se analisar as percepções de alunos surdos sobre sua inclusão nas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, onde participaram 8 alunos surdos, de 2 escolas públicas de um município do interior da Bahia. Para produção de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada, através do auxílio do intérprete da língua brasileira de sinais (LIBRAS), que ao mesmo tempo, foram traduzidas pelo intérprete e transcritas pelos pesquisadores. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo categorial. A inclusão dos surdos nas aulas de educação física ainda não se efetivou como de fato, mesmo tendo encontrado alguns professores com ações pedagógicas que demonstraram serem inclusivas, contudo, elas ainda deixam várias lacunas no que diz respeito a uma aprendizagem satisfatória dos alunos, pois não basta apenas integrar o aluno surdo em sala de aula, é preciso que a escola e o professor garantam que os conteúdos curriculares sejam acessíveis a eles, de modo que possam contribuir na construção da cidadania, no desenvolvimento motor, cognitivo e social-afetivo dos alunos.
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