Ética na pesquisa em Educação envolvendo crianças com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74422

Palavras-chave:

Crianças com Deficiência, Educação, Ética na Pesquisa

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para as reflexões sobre as questões éticas presentes em estudos da Educação envolvendo crianças com deficiência. O reconhecimento da criança como ator social e de sua condição de sujeito de direitos demanda novas abordagens e dilemas éticos na pesquisa educacional com esse público. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se na perspectiva da Sociologia da Infância e em referenciais teóricos que abordam as questões envolvendo a ética em pesquisas na área das Ciências Sociais e Humanas. A investigação em foco neste artigo toma como base uma pesquisa documental na qual foram analisadas teses e dissertações da área de Educação, realizadas em programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas do RS, defendidas no período de 2016 a 2021. A análise revelou como os pesquisadores articulam a ética na pesquisa envolvendo crianças com deficiência. Conclui-se com a importância de fomentar o tema nos espaços da pesquisa educacional por meio de estudos e discussões sobre como as normas éticas poderão contribuir para administrar os dilemas da ética na pesquisa.

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Biografia do Autor

Claudia Adriana Dornelles de Araujo dos Santos, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente trabalha na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, atuando na Secretaria dos Comitês de Ética em Pesquisa, e na Escola Estadual Normal 1º de Maio - município de Porto Alegre, como professora do Curso Normal - Aproveitamento de Estudos.

Luciana Gruppelli Loponte, Federal University of Rio Grande do Sul

Docente do Programa Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

Santos, C. A. D. de A. dos, & Loponte, L. G. (2023). Ética na pesquisa em Educação envolvendo crianças com deficiência. Revista Educação Especial, 36(1), e52/1–29. https://doi.org/10.5902/1984686X74422

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