Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial: entre a tradição e a renovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X53212

Palavras-chave:

História da Educação Especial, Educação Especial, campo interdisciplinar.

Resumo

O entendimento das bases históricas sobre as quais se assentam os saberes e as práticas nas quais se apoiam os profissionais atuantes nos diferentes níveis e modalidades que constituem os sistemas educativos é elemento fundamental para o avanço técnico, científico, social e cultural. A renovação das metodologias em pesquisa histórica a partir do movimento denominado como Escola dos Annales, ampliou o leque de perspectivas historiográficas de compreensão da estruturação dos variados campos de atividades humanas, oportunizando expansão e diversificação de olhares e rompendo a lógica da história como crônica de acontecimentos. O artigo traz uma pesquisa exploratório- descritiva, que busca analisar as bases teórico-metodológicas em que foram desenvolvidos os estudos históricos em Educação Especial apresentados no período de 2008 a 2018, em eventos acadêmico-científicos de destaque no campo da Educação Especial e da História da Educação em contexto brasileiro. Para tanto, foram utilizadas as seguintes categorias: o objeto de estudo/tema e área de educação especial em que se insere; o recorte temporal considerado; as fontes priorizadas, os procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados; e os referenciais teórico-epistemológicos indicados. Os resultados indicam que a produção de pesquisas na História da Educação Especial ainda é incipiente e reflete a interdisciplinaridade do campo de conhecimento, reconhecendo que a História da Educação Especial é antes de tudo, indisciplinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Professora doutora na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Maria Edith Romano Siems, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima

Professora doutora na Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil.

Referências

ARAÚJO, Saulo de Freitas. A integração entre a História da Ciência e a Filosofia da Ciência:implicações metodológicas para a Historiografia da Psicologia. In: ASSIS, Raquel Martins; PERES, Sávio Passafaro. (Orgs.). História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016. p. 13-30.

BEZERRA, Giovani Ferreira; FURTADO, Alessandra Cristina. A produção sobre história da educação especial nos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHEs): um lugar em construção. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 33, 156559, 2017 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100122&lng=en&nrm=iso. Acesso em 13 Aug. 2020. Epub July 13, 2017. https://doi.org/10.1590/0102-4698156559

BRANCO, Paulo Coelho Castelo et al. Recepção e circulação de objetos psicológicos: implicações para pesquisas em História da Psicologia. In: ASSIS, Raquel Martins; PERES, Sávio Passafaro. (Orgs.). História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016. p. 31-50.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas ; BORGES, Adriana Araújo Pereira.De Genève à Belo Horizonte, une histoire croisée: circulation, réception et réinterprétation d’un modèle européen des classes spéciales au Brésil des années 1930. Paedagogica Historica (Imprimé), v. 50, 2014, p. 195-212.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas ; BORGES, Adriana Araújo Pereira. La confluence des pratiques médicales et pédagogiques dans la construction de la psychologie appliquée au Brésil : l’exemple du Cabinet médico-pédagogique de la Société Pestalozzi de Minas Gerais (1932-1942). Interamerican Journal of Psychology, 2012. v. 46, p. 123-134.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff. Coleção Educadores MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

CARVALHO, Marta Maria Chagas. Considerações sobre o Ensino da História da Educação no Brasil. In. GATTI JR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (Orgs.). História da Educação em Perspectiva ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU,2005, p. 33-46.

CBEE, Congresso Brasileiro de Educação Especial . 3ª edição. Apresentação.2008. Disponível em http://www.cbee3.ufscar.br/apresentacao.php. Acesso em 13 de agosto de 2020.

GALLEGO, Alejandro Álvares; CARO, Maria Alejandra Taborda. La Historia de los Saberes Escolares: nuevas miradas a la Historia de la Educación en América Latina. In: ARATA, Nicolás; SOUTHWELL, Myriam (Org.). Ideas en la educación latinoamericana: Un balance historiográfico. Buenos Aires: Unipe Editorial Universitária, 2014. p.163-180.

HAYASHI, Maria Cristina Piumbatto Inocentini.; GUIMARÃES, Vera Aparecida Lui. A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores. Revista Em Questão, v. 22, n. 3, p. 161-183, 2016.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7. ed. Revista. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

MAINARDES, Jefferson. A PESQUISA SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: ANÁLISE DE ASPECTOS TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 33, e173480, 2017 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100156&lng=pt&nrm=iso. acessos em 10 jul. 2020. Epub 15-Jan-2018. https://doi.org/10.1590/0102-4698173480.

MURCIA, Yuri Esmeralda Pardo e RAHME, Mônica Maria Farid. Erase una vez y podría volver a ser… educación especial en Colombia. n: ANAIS DO 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL , 2018, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/erase-una-vez-y-podria-volver-a-ser----educacion-especial-en-colombia. Acesso em: 20 jul. 2020.

ROTA JR., César; CIRINO, Sérgio Dias; GUTIERREZ, Laurent . Recepção/circulação dos testes de inteligência no Brasil: um recorte histórico (1920-1930). REVISTA DE PSICOLOGÍA , 2018, v. 27, p. 1-15.

RAFANTE, Heulália Charalo.; Lopes, Roseli Esquerdo. HELENA ANTIPOFF E O ENSINO NA CAPITAL MINEIRA: A Fazenda do Rosário e a Educação pelo Trabalho dos Meninos “Excepcionais” de 1940 a 1948. (Dissertação) Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Carlos, 2006.

RUCHAT, Martine. Histoire de l'éducation spéciale : une spécificité plurielle. In: CHATELANAT, Gisela; PELGRIMS, Greta (Éds.). Education et enseignement spécialisés: ruptures et intégrations. Bruxelles: De Boeck, 2003. p. 155-169

SILVA, Régis Henrique dos Reis; GAMBOA, Sílvio Áncizar Sánchez. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. Educ. Temat. Digit. Campinas, jan./abr., 2014.,v.16, n.1, p.48-66

TORRES, Leslie Freitas de. La Educacion Especial Gallega: el colégio de sordomudos y de ciegos de Santiago de Compostela. In: ANAIS DO 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAçãO ESPECIAL , 2016, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Borges, A. A. P., & Siems, M. E. R. (2020). Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial: entre a tradição e a renovação. Revista Educação Especial, 33, e61/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X53212

Edição

Seção

Dossiê: Entre lugares locais e globais das pesquisas, políticas e práticas em Educação Especial e Inclusão Escolar