Professores da Educação Especial: as relações com a diferença em questão

Maria Edith Romano Siems

Resumo


Este artigo discute a forma como professores que atuam na educação de pessoas com deficiência, os chamados professores da Educação Especial, estabelecem relações com a diferença. Toma como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, fundada em Bakhtin e sua teoria enunciativa da linguagem e Vygotsky com a teoria da construção social do conhecimento. Com base nesses autores se orienta não só as análises dos dados coletados, mas também a própria metodologia de pesquisa, desenvolvida através de entrevistas coletivas, entendendo que a presença do pesquisador em campo pode constituir-se também em espaço de reflexão e reorientação de procedimentos. Ao longo das entrevistas realizadas com um grupo de sete professores atuantes na rede pública de ensino do Estado de Roraima, aspectos das histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, constituidores da identidade profissional destas professoras, destacaram-se em seus discursos, apontando os meios como essas se relacionam com a diferença. São professoras que assumem posturas que variam entre a perspectiva de correção do “defeito”; da compreensão deste como elemento a ser social e culturalmente incorporado e a da conscientização, que toma o Múltiplo como elemento de enriquecimento da coletividade.

Palavras-chave: Educação Especial. Diferença. Identidade.

Palavras-chave


Special Education; Difference; Identity.

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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