Revisão Integrativa da produção do conhecimento sobre Pedagogia Hospitalar no estado de Roraima frente ao cenário nacional no período de 2011 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84405

Palavras-chave:

Revisão Sistemática Integrativa, Produção do conhecimento, Pedagogia Hospitalar

Resumo

A Pedagogia Hospitalar refere-se a uma ação educacional multidisciplinar que oferta à criança e jovem em âmbitos hospitalar e domiciliar um acompanhamento escolar, emocional e social, norteado por teorias e práticas pautadas na ciência e na dignidade humanas. Este artigo objetivou analisar a circunstância atual da inserção da Pedagogia Hospitalar em Roraima frente ao cenário nacional, por meio de revisão sistemática integrativa da literatura sobre o tema, no período 2011 a 2020. Para isso, buscou-se conhecer a produção acadêmica em Roraima e nos demais estados do Brasil sobre o tema da Pedagogia Hospitalar; mapear as principais categorias de discussão presentes na produção acadêmica em ambos os cenários; identificar os desafios enfrentados, bem como os encaminhamentos apontados na produção consultada sobre Pedagogia Hospitalar. A metodologia aplicada para as buscas em Roraima foi o acesso às bibliotecas digitais da Universidade Federal de Roraima, Universidade Estadual de Roraima e Instituto Federal de Roraima, ao passo que em ambiente nacional buscou-se nas plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Scientific Electronic Library Online e Revista Educação Especial. Aplicou-se a revisão sistemática com o objetivo de contextualizar em cada cenário um perfil das produções encontradas. A perspectiva qualitativa ocorreu pela realização da revisão integrativa, por meio do diálogo entre as análises das produções de Roraima com o cenário nacional, à luz das categorias: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Estrutura da Pedagogia Hospitalar. Os resultados apontaram que as pesquisas sobre Pedagogia Hospitalar em Roraima ocorreram, na maioria, em nível de graduação, enquanto em cenário nacional foram encontrados artigos, dissertações e teses, cujos dados revelaram eventuais similaridades, entre os cenários pesquisados, acerca de problemas e avanços sobre a regulamentação do atendimento, estrutura física, material, formação e prática profissional, mas com alguns indicadores peculiares em alguns estados, como por exemplo, em Roraima, a inexistência do atendimento pedagógico no hospital para o público de jovens, adolescentes e indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Beatriz Frota Almeida, Universidade Federal de Roraima

Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Roraima. Formada em Pedagogia, com habilitação em Coordenação Pedagógica e Pós-graduada em Psicopedagogia, Mestranda em Educação pelo PPGE/UFRR, tem experiência na área de Educação, como professora do Ensino Fundamental e como Orientadora Educacional, tendo desenvolvido atividades na Classe Hospitalar do HCSA e, associada à ABPp RN, participou do grupo de discussões sobre Psicopedagogia no estado de Roraima.

Maria Edith Romano Siems, Universidade Federal de Roraima

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba; mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora; doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Professora Associada da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma instituição.

 

Referências

ALVES, Paula Pereira. O papel do jogo nos processos de aprendizagem de crianças hospitalizadas. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.

ANDRADE, Fernanda Lopes de. Leitura no leito: Projeto em Pedagogia Hospitalar na perspectiva de uma aprendizagem significativa. 2018. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.

ASSIS, Walkíria de. Classe Hospitalar: um olhar pedagógico singular. São Paulo: Editora Phorte, 2009.

BARROS, Alessandra Santana Soares e; GUEUDEVILLE, Rosane Santos; VIEIRA, Sônia Chagas. Perfil da publicação científica brasileira sobre a temática da Classe Hospitalar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. 2, p. 335-354, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000200011. Acesso em: 10 mar. 2021.

BATISTA, Crassio Augusto. O uso do computador em rede telemática no processo de ensino e aprendizagem em classe-hospitalar: o PRO-UCA e o eduquito promovendo a aprendizagem do aluno enfermo. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

BATISTA, Valéria. Ensino da linguagem escrita no contexto da Classe Hospitalar: um enfoque metalinguístico. 2015. 222 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

BOTELHO, Louise de Lira Roedel; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S.l.], v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 set. 2001. Seção 1E, p. 39-40.

BRASIL. Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília, DF: MEC; SEESP, 2002.

CARDOSO, Mirelle Ribeiro. Desafios e possibilidades da ludicidade no atendimento pedagógico hospitalar. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

CAVALCANTE, Michele dos Santos. Pedagogia Hospitalar: Classe Hospitalar nas unidades públicas de saúde de alta complexidade em um município da região Norte do Brasil. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.

FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento pedagógico-educacional para crianças e jovens hospitalizados: realidade nacional. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999.

FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.

FONSECA, Eneida Simões da. Classe Hospitalar e atendimento escolar domiciliar: direito de crianças e adolescentes doentes. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31308. Acesso em: 10 mar. 2021.

FONSECA, Eneida Simões da. A escolaridade na doença. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 45, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644440211. Acesso em: 10 mar. 2021.

FROTA, Paola Beatriz; SIEMS, Maria Edith Romano. Classe Hospitalar em Boa Vista-RR: uma experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2007, Curitiba. Anais [...] Curitiba: EDUCERE, 2007.

GIANNONI, Rosana Meire. A Escola Hospitalar do Hospital A. C. Camargo: uma experiência de humanização narrada por sua fundadora. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

JANNUZZI, Gilberta S. de Martinho. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.

JESUS, Edna Maria de. Desafios do atendimento pedagógico hospitalar/domiciliar em Goiás: gênero e docência no olhar dos/as agentes envolvidos/as. 2017. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2017.

LOSS, Adriana Salete. Para onde vai a pedagogia: os desafios da atuação profissional na pedagogia hospitalar. Curitiba: Appris, 2014.

LUZ, Elizene Aparecida Rodrigues da. O ensino na Classe Hospitalar: práticas pedagógicas no Hospital da Criança Santo Antônio em Boa Vista (Roraima). 2020. 105 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2020.

MAGALHÃES, Marcos Vinícius Silva. Vestindo vivências: a educação em artes visuais na Classe Hospitalar. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MAZER, Sheila Maria; TINÓS, Lúcia Maria Santos. A Educação Especial na formação do pedagogo da Classe Hospitalar: uma questão a ser discutida. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 41, p. 377-390, 2011.

MEDEIROS, Milena Moura. O direito à educação e as classes hospitalares: discurso de gestores de um hospital-escola. 2018. 131 p. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

MORAES, Myrian Soares de. Brincando e sendo feliz: a pedagogia hospitalar como proposta humanizadora no tratamento de crianças hospitalizadas. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013.

MORGADO, Fernanda Martimon. Classes Hospitalares e seus recursos lúdicos: uma investigação com os atores sociais envolvidos. 2011. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MUTTI, Maria do Carmo da Silva. Pedagogia hospitalar e formação docente: a arte de ensinar, amar e se encantar. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

NAZARETH, Cátia Aparecida Lopes. Educação hospitalar/domiciliar no município de Juiz de Fora – Minas Gerais. Dissertação. 2012. 108 f. (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

OLIVEIRA, Roberta Ceres Antunes Medeiros de. Experiências pedagógicas em Classe Hospitalar: por uma formação docente especializada. 2019. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

ORTIZ, Leodi Conceição Meireles; FREITAS, Soraia Napoleão. Classe Hospitalar: um olhar sobre sua práxis educacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 70-77, 2001.

PACCO, Aline Ferreira Rodrigues. Panorama das classes hospitalares brasileiras: formação e atuação docente, organização e funcionamento. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação em Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. A pedagogia de projetos nas escolas dos hospitais: estratégia coletiva de construção de conhecimentos. In: SCHILKE, Ana Lúcia Tarouquela; NUNES, Lauane Baroncelli; AROSA, Armando de Castro Cerqueira (orgs.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p. 57-65.

PEREIRA, Roger Trindade. Panorama da produção científica sobre educação hospitalar em programas de pós-graduação no Brasil. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.

REIS, Luciana Vaz dos. Trabalho docente e identidade nas classes hospitalares em Goiás. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2017.

RIOS, Lívia Cristina Veiga. Pedagogia hospitalar: para além do complemento escolar. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2017.

ROCHA, Juliane Caroline Dantas. Pedagogia Hospitalar: a ludicidade como recurso pedagógico para a aprendizagem. 2016. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.

RODRIGUES, Janine Marta Coelho (org.). Classes hospitalares. O espaço pedagógico nas unidades de saúde. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

SALDANHA, Gilda Maria Maia Martins. A educação escolar hospitalar: práticas pedagógicas docentes com crianças em tratamento oncológico no Hospital Ophir Loyola em Belém-PA. 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

SANDRONI, Giuseppina Antonia. Classe Hospitalar: a importância do acompanhamento pedagógico para crianças e adolescentes. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

SANTANA, Clediluce. Práticas de leitura em um hospital do município de Vitória, ES. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

SANTOS, Cristiane Flores dos. A produção do conhecimento sobre a escolarização de crianças cronicamente enfermas: redes e repertórios acadêmicos. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019.

SANTOS, Divina Ferreira de Queiroz. Formação do professor para a pedagogia hospitalar na perspectiva da educação inclusiva na rede municipal de Goiânia. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.

SANTOS, Ermina Cristina Sousa. O pedagogo no contexto escolar. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.

SANTOS, Raffael Bruno Gomes dos; CONCEIÇÃO, Cláudia Cristina da; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro, A importância da classe hospitalar Semear do Recife no processo de continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes com câncer. Estudos RBEP, Brasília, v. 100, n. 256, p. 633-650, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4068. Acesso em: 20 mar.2021.

SCHMENGLER, Angélica Regina. Classe Hospitalar: acessibilidade na estrutura e organização para o atendimento do público-alvo da Educação Especial. 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

SILVA, Alessandro Rodrigues da. O ensino de ciências na Classe Hospitalar: uma reflexão sobre a experiência do HUJM – UFMT. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

SILVA, Maria das Neves. As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na Classe Hospitalar: desafios e possibilidades no ensino multisseriado. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SOUZA, Keila Teixeira de. Trabalho do pedagogo hospitalar: uma experiência no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista-RR. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.

TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti. Matemática inclusiva: formação de professores para o ensino de Matemática em classes hospitalares. 2018. 202 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

VASCONCELOS, Emanuele Cristina Silva Figueiredo. As tecnologias de comunicação e informação e a mediação pedagógica: uma proposta para Classe Hospitalar da rede municipal do Recife/PE. 2017. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.

VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 27-40, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X9118. Acesso em: 10 mar. 2021.

VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Intervenção escolar em hospitais para crianças internadas: a formação alternativa re-socializadora. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006.

XAVIER, Thaís Grilo Moreira; ARAÚJO, Yana Balduíno de; REICHERT, Altamira Pereira dos Santos; COLLET, Neusa. Classe Hospitalar: produção do conhecimento em Saúde e Educação. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 4, p. 611-622, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/h8TBkXNBxskRLbkcZJGgr7D/. Acesso em: 10 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Almeida, P. B. F., & Siems, M. E. R. (2024). Revisão Integrativa da produção do conhecimento sobre Pedagogia Hospitalar no estado de Roraima frente ao cenário nacional no período de 2011 a 2020. Revista Educação Especial, 37(1), e28/1–35. https://doi.org/10.5902/1984686X84405

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico