Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial: entre a tradição e a renovação

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X53212

Parole chiave:

História da Educação Especial, Educação Especial, campo interdisciplinar.

Abstract

O entendimento das bases históricas sobre as quais se assentam os saberes e as práticas nas quais se apoiam os profissionais atuantes nos diferentes níveis e modalidades que constituem os sistemas educativos é elemento fundamental para o avanço técnico, científico, social e cultural. A renovação das metodologias em pesquisa histórica a partir do movimento denominado como Escola dos Annales, ampliou o leque de perspectivas historiográficas de compreensão da estruturação dos variados campos de atividades humanas, oportunizando expansão e diversificação de olhares e rompendo a lógica da história como crônica de acontecimentos. O artigo traz uma pesquisa exploratório- descritiva, que busca analisar as bases teórico-metodológicas em que foram desenvolvidos os estudos históricos em Educação Especial apresentados no período de 2008 a 2018, em eventos acadêmico-científicos de destaque no campo da Educação Especial e da História da Educação em contexto brasileiro. Para tanto, foram utilizadas as seguintes categorias: o objeto de estudo/tema e área de educação especial em que se insere; o recorte temporal considerado; as fontes priorizadas, os procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados; e os referenciais teórico-epistemológicos indicados. Os resultados indicam que a produção de pesquisas na História da Educação Especial ainda é incipiente e reflete a interdisciplinaridade do campo de conhecimento, reconhecendo que a História da Educação Especial é antes de tudo, indisciplinada.

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Biografie autore

Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Professora doutora na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Maria Edith Romano Siems, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima

Professora doutora na Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil.

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Pubblicato

2020-11-13

Come citare

Borges, A. A. P., & Siems, M. E. R. (2020). Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial: entre a tradição e a renovação. Revista Educação Especial, 33, e61/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X53212

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Entre lugares locais e globais das pesquisas, políticas e práticas em Educação Especial e Inclusão Escolar