A construção da escrita em crianças com síndrome de Down incluídas em escolas regulares
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X19944Palavras-chave:
Síndrome de Down - alfabetização - inclusãoResumo
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar o desempenho na produção escrita de 4 crianças com Síndrome de Down, inseridas em classes regulares do ensino fundamental no município de Guarapuava, PR. Como procedimento, coletou-se 2 amostras de escrita de cada um dos participantes em dois momentos diferentes do ano letivo. A prova de escrita aplicada foi constituída de 4 palavras isoladas e uma frase e a análise do desempenho dos participantes foi fundamentada na psicogênese da língua escrita. Os resultados mostraram que as produções escritas das crianças com Síndrome de Down acompanhadas neste estudo foram semelhantes às descritas na literatura para seus pares. Porém, a evolução verificada ao longo do ano letivo foi lenta, mostrando que o processo de alfabetização dessas crianças demanda mais tempo. Concluiu-se que entre os alunos com Síndrome de Down, a aprendizagem da escrita acontece de forma semelhante a das demais crianças embora seja mais lenta. Assim, para garantir o processo de aprendizagem das crianças com Síndrome de Down sugerem-se adequações nos planos de ensino e no tempo estipulado pelos programas escolares convencionais.
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