Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita em crianças com Síndrome de Down nas pesquisas brasileiras
Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6687
A existência de relação positiva entre a consciência fonológica e a aprendizagem da escrita em crianças com Síndrome de Down tem sido relatada por pesquisas brasileiras nos últimos anos. Este estudo teve por objetivo apresentar os resultados da investigação de teses, dissertações e artigos científicos que abordaram esta temática no período de 1995 a 2011, disponíveis nas bases de dados Lilacs, Scielo e Banco de Teses do Portal Capes. Para a realização das buscas foram utilizadas as expressões “síndrome de down” conjuntamente com “leitura e escrita”, “consciência fonológica”, “alfabetização fônica”, “fonologia”, “habilidades metafonológicas” e nos trabalhos identificados pelo título e/ou palavras-chave foram analisados os resumos. A partir dos resultados encontrados, foram identificadas 3 dissertações e 2 teses defendidas em programas de Pós-Graduação em Educação, Linguística, Psicologia e Educação Especial. Também foi possível localizar 6 artigos, publicados nas revistas: CEFAC, Psicologia: Reflexão Crítica, Pró-Fono: Revista de Atualização Científica e Revista de Educação Especial de Santa Maria. Concluiu-se que todos os estudos apontaram a existência de uma relação positiva entre o desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e escrita em indivíduos com Síndrome de Down. Porém, as pesquisas sobre a temática ainda são pouco numerosas e recentes, sobretudo, as que avaliam a aplicação de programas de intervenção.
Palavras-chave: Síndrome de Down; leitura e escrita; consciência fonológica.
Palavras-chave
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ISSN eletrônico: 1984-686X
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X
Qualis/Capes: Educação A2
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A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
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