Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita em crianças com Síndrome de Down nas pesquisas brasileiras

Ana Aparecida Machado Barby, Sandra Regina Kirchner Guimarães

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6687

A existência de relação positiva entre a consciência fonológica e a aprendizagem da escrita em crianças com Síndrome de Down tem sido relatada por pesquisas brasileiras nos últimos anos. Este estudo teve por objetivo apresentar os resultados da investigação de teses, dissertações e artigos científicos que abordaram esta temática no período de 1995 a 2011, disponíveis nas bases de dados Lilacs, Scielo e Banco de Teses do Portal Capes. Para a realização das buscas foram utilizadas as expressões “síndrome de down” conjuntamente com “leitura e escrita”, “consciência fonológica”, “alfabetização fônica”, “fonologia”, “habilidades metafonológicas” e nos trabalhos identificados pelo título e/ou palavras-chave foram analisados os resumos. A partir dos resultados encontrados, foram identificadas 3 dissertações e 2 teses defendidas em programas de Pós-Graduação em Educação, Linguística, Psicologia e Educação Especial. Também foi possível localizar 6 artigos, publicados nas revistas: CEFAC, Psicologia: Reflexão Crítica, Pró-Fono: Revista de Atualização Científica e Revista de Educação Especial de Santa Maria. Concluiu-se que todos os estudos apontaram a existência de uma relação positiva entre o desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e escrita em indivíduos com Síndrome de Down. Porém, as pesquisas sobre a temática ainda são pouco numerosas e recentes, sobretudo, as que avaliam a aplicação de programas de intervenção.

 

Palavras-chave: Síndrome de Down; leitura e escrita; consciência fonológica.

 


Palavras-chave


Down syndrome; Reading and writing; Phonological.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6687

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________