A construção da escrita em crianças com síndrome de Down incluídas em escolas regulares

Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby, Sandra Regina Kirchner Guimarães, Carla Luciane Blum Vestena

Resumo


Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar o desempenho na produção escrita de 4 crianças com Síndrome de Down, inseridas em classes regulares do ensino fundamental no município de Guarapuava, PR. Como procedimento, coletou-se 2 amostras de escrita de cada um dos participantes em dois momentos diferentes do ano letivo. A prova de escrita aplicada foi constituída de 4 palavras isoladas e uma frase e a análise do desempenho dos participantes foi fundamentada na psicogênese da língua escrita. Os resultados mostraram que as produções escritas das crianças com Síndrome de Down acompanhadas neste estudo foram semelhantes às descritas na literatura para seus pares. Porém, a evolução verificada ao longo do ano letivo foi lenta, mostrando que o processo de alfabetização dessas crianças demanda mais tempo. Concluiu-se que entre os alunos com Síndrome de Down, a aprendizagem da escrita acontece de forma semelhante a das demais crianças embora seja mais lenta. Assim, para garantir o processo de aprendizagem das crianças com Síndrome de Down sugerem-se adequações nos planos de ensino e no tempo estipulado pelos programas escolares convencionais.


Palavras-chave


Síndrome de Down - alfabetização - inclusão

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19944

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________