Prática de conflitos sociopedagógicos em sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67108

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Ambiente cooperativo, Piaget.

Resumo

Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), são reconhecidos pelos comportamentos diferenciados relacionados à habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. Considerando a necessidade de promover a interação social entre eles, o objetivo deste artigo é analisar uma prática de discussão de conflitos sociopedagógicos, realizada com estudantes que têm AH/SD, na sala de recursos multifuncional. Trata-se de uma pesquisa exploratória desenvolvida por meio de uma proposta de intervenção, baseada em conflitos sociopedagógicos, a partir da teoria piagetiana. As participantes foram duas estudantes com AH/SD, matriculadas na sala de recursos multifuncionais para Altas Habilidades/Superdotação dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que a discussão de conflitos sociopedagógicos promoveu o envolvimento e a interação entre os estudantes. O estudo concluiu que é fundamental desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a interação social dos estudantes por meio de ambientes cooperativos em que os estudantes com AH/SD possam ser agentes ativos, trazendo os seus conflitos para serem discutidos em sala de aula e construindo com eles interação social de qualidade. 

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Biografia do Autor

Bernadete de Fatima Bastos Valentim, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Professora doutora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil.

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Professora doutora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Valentim, B. de F. B., & Vestena, C. L. B. (2021). Prática de conflitos sociopedagógicos em sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, 34, e61/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X67108

Edição

Seção

Dossiê: Atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas inclusivas

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