Análise da noção de justiça em estudantes com altas habilidades/superdotação: uma contribuição educacional

Autores

  • Bernadete Fatima Bastos Valentim Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X20149

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Piaget, Noção de Justiça.

Resumo

A superdotação é conhecida pelos traços da criatividade, envolvimento com a tarefa e alto nível de motivação. Existem outros pouco explorados, como, por exemplo, a moral autônoma. O presente artigo teve como objetivo analisar a noção de justiça de estudantes com altas habilidades/superdotação. Os sujeitos pesquisados foram dez estudantes do ensino fundamental e médio com a idade entre onze e dezesseis anos identificados com altas habilidades/superdotação no contexto escolar e que frequentam salas de recursos multifuncionais em dois colégios públicos de um município no interior do Estado do Paraná/Brasil. Os dados foram obtidos por meio do método clínico piagetiano e o instrumento de investigação foi a entrevista semiestrutura compostas por dilemas morais envolvendo as categorias da justiça imanente, justiça retributiva, distributiva e respeito a regras. O estudo demonstrou que estes estudantes possuem uma ampla compreensão e sensibilidade em relação às injustiças que ocorrem no contexto geral da sociedade assim como o respeito às regras. Concluímos que os aspectos relacionados à moral autônoma ficaram evidentes nos estudantes pesquisados pela demonstração de uma refinada noção de justiça. No entanto, se faz necessário o desenvolvimento de ações pedagógicas que permitam discussões sobre temas do seu interesse no intuito de favorecer a construção de ambientes cooperativos. Por fim, destacamos que é fundamental que os professores conheçam as características das altas habilidades/superdotação a fim de estimular o exercício da autonomia moral e, assim, oferecer oportunidades para agir de acordo com esses princípios em ambientes cooperativos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete Fatima Bastos Valentim, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Orientação Educacional pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atua na área de Educação - Educação Especial com pesquisas em altas hailidades/superdotação. Professora colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná.

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora Adjunta "C" da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Possui graduação em Pedagogia Orientação Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1997). E especialização em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais pela Univale (2008). Membro da Sociedade Brasileira Jean Piaget, SBJP, Brasil. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associado do GT de Psicologia da Educação. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Membership in the Jean Piaget Society (JPS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Processos Perceptuais e Cognitivos; Valores e Moralidade; Educação Ambiental. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Strictu Sensu da Unicentro. E também atua no cursos de Licenciaturas e nos Mestrados em Educação e Geografia, especificamente na linha de Educação, Cultura e Diversidade, na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro (Gurapuava, Paraná, Brasil).

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Bastos Valentim, B. F., & Blum Vestena, C. L. (2017). Análise da noção de justiça em estudantes com altas habilidades/superdotação: uma contribuição educacional. Revista Educação Especial, 32, e34/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X20149

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua