Análise da noção de justiça em estudantes com altas habilidades/superdotação: uma contribuição educacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X20149Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Piaget, Noção de Justiça.Resumo
A superdotação é conhecida pelos traços da criatividade, envolvimento com a tarefa e alto nível de motivação. Existem outros pouco explorados, como, por exemplo, a moral autônoma. O presente artigo teve como objetivo analisar a noção de justiça de estudantes com altas habilidades/superdotação. Os sujeitos pesquisados foram dez estudantes do ensino fundamental e médio com a idade entre onze e dezesseis anos identificados com altas habilidades/superdotação no contexto escolar e que frequentam salas de recursos multifuncionais em dois colégios públicos de um município no interior do Estado do Paraná/Brasil. Os dados foram obtidos por meio do método clínico piagetiano e o instrumento de investigação foi a entrevista semiestrutura compostas por dilemas morais envolvendo as categorias da justiça imanente, justiça retributiva, distributiva e respeito a regras. O estudo demonstrou que estes estudantes possuem uma ampla compreensão e sensibilidade em relação às injustiças que ocorrem no contexto geral da sociedade assim como o respeito às regras. Concluímos que os aspectos relacionados à moral autônoma ficaram evidentes nos estudantes pesquisados pela demonstração de uma refinada noção de justiça. No entanto, se faz necessário o desenvolvimento de ações pedagógicas que permitam discussões sobre temas do seu interesse no intuito de favorecer a construção de ambientes cooperativos. Por fim, destacamos que é fundamental que os professores conheçam as características das altas habilidades/superdotação a fim de estimular o exercício da autonomia moral e, assim, oferecer oportunidades para agir de acordo com esses princípios em ambientes cooperativos.
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