Educadores e estudantes: um olhar para a afetividade nas Altas Habilidades/Superdotação

Bernadete de Fátima Bastos Valentim, Carla Luciane Blum Vestena, Patricia Neumann

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14421

As pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD) geralmente recebem destaque em seu desenvolvimento cognitivo, o que resulta em menos atenção por parte de pais e educadores no desenvolvimento afetivo. Com base nisso, o objetivo deste texto é discutir a importância da afetividade em estudantes com AH/SD. A metodologia foi um estudo de caso com uma estudante com AH/SD. Os instrumentos utilizados foram o questionário para identificação de indicadores de AH/SD em adultos desenvolvido por Perez e Freitas (2012) e uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que é necessário atentar para os aspectos afetivos destes estudantes em seu desenvolvimento e a importância da formação de educadores para trabalhar com AH/SD em sala de aula. Considera-se que a negligência da afetividade pode trazer consequências negativas para a vida adulta do estudante com AH/SD. Bem como que a formação do educador não se restringe ao seu preparo profissional, mas amplia-se ao nível pessoal. Por fim, o primeiro passo aos educadores é identificar estes estudantes. Para identifica-los é preciso pelo menos conhecer as AH/SD.


Palavras-chave


Altas habilidades/superdotação; Afetividade; Educadores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X14421

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________