Educadores e estudantes: um olhar para a afetividade nas Altas Habilidades/Superdotação

Autores

  • Bernadete de Fátima Bastos Valentim UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, Guarapuava, PR
  • Carla Luciane Blum Vestena UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, Guarapuava, PR
  • Patricia Neumann MESTRANDA EM EDUCAÇÃO PELO PROGRAMA EM PÓS-GRADUAÇÃO DA UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14421

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, Afetividade, Educadores

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14421

As pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD) geralmente recebem destaque em seu desenvolvimento cognitivo, o que resulta em menos atenção por parte de pais e educadores no desenvolvimento afetivo. Com base nisso, o objetivo deste texto é discutir a importância da afetividade em estudantes com AH/SD. A metodologia foi um estudo de caso com uma estudante com AH/SD. Os instrumentos utilizados foram o questionário para identificação de indicadores de AH/SD em adultos desenvolvido por Perez e Freitas (2012) e uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que é necessário atentar para os aspectos afetivos destes estudantes em seu desenvolvimento e a importância da formação de educadores para trabalhar com AH/SD em sala de aula. Considera-se que a negligência da afetividade pode trazer consequências negativas para a vida adulta do estudante com AH/SD. Bem como que a formação do educador não se restringe ao seu preparo profissional, mas amplia-se ao nível pessoal. Por fim, o primeiro passo aos educadores é identificar estes estudantes. Para identifica-los é preciso pelo menos conhecer as AH/SD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete de Fátima Bastos Valentim, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, Guarapuava, PR

MESTRANDA EM EDUCAÇÃO PELO PROGRAMA EM PÓS-GRADUAÇÃO DA UNICENTRO

Carla Luciane Blum Vestena, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, Guarapuava, PR

DOUTORA - DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNICENTRO

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Valentim, B. de F. B., Vestena, C. L. B., & Neumann, P. (2014). Educadores e estudantes: um olhar para a afetividade nas Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, 27(50), 713–724. https://doi.org/10.5902/1984686X14421

Edição

Seção

Dossiê: Altas Habilidades/Superdotação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)