Educadores e estudantes: um olhar para a afetividade nas Altas Habilidades/Superdotação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X14421Parole chiave:
Altas habilidades/superdotação, Afetividade, EducadoresAbstract
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14421
As pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD) geralmente recebem destaque em seu desenvolvimento cognitivo, o que resulta em menos atenção por parte de pais e educadores no desenvolvimento afetivo. Com base nisso, o objetivo deste texto é discutir a importância da afetividade em estudantes com AH/SD. A metodologia foi um estudo de caso com uma estudante com AH/SD. Os instrumentos utilizados foram o questionário para identificação de indicadores de AH/SD em adultos desenvolvido por Perez e Freitas (2012) e uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que é necessário atentar para os aspectos afetivos destes estudantes em seu desenvolvimento e a importância da formação de educadores para trabalhar com AH/SD em sala de aula. Considera-se que a negligência da afetividade pode trazer consequências negativas para a vida adulta do estudante com AH/SD. Bem como que a formação do educador não se restringe ao seu preparo profissional, mas amplia-se ao nível pessoal. Por fim, o primeiro passo aos educadores é identificar estes estudantes. Para identifica-los é preciso pelo menos conhecer as AH/SD.
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