Phonological awareness and learning of written language in children with Down Syndrome in brazilian studies
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X6687Keywords:
Down syndrome, Reading and writing, Phonological.Abstract
A relação entre a consciência fonológica e a aprendizagem da linguagem escrita em crianças com Síndrome de Down tem sido relatada por pesquisas brasileiras nos últimos anos. Este estudo teve por objetivo apresentar os resultados da investigação de teses, dissertações e artigos científicos que abordaram esta temática no período de 1999 a 2011, disponíveis nas bases de dados Lilacs, Scielo e Banco de Teses do Portal Capes. Para a realização das buscas foram utilizadas as expressões “síndrome de down” conjuntamente com “leitura e escrita”, “consciência fonológica”, “alfabetização fônica”, “fonologia”, “habilidades metafonológicas” e nos trabalhos identificados pelo título e/ou palavras-chave foram analisados os textos. A partir dos resultados encontrados, foram identificadas 3 dissertações e 1 tese defendidas em programas de Pós-Graduação em Educação, Linguística, Psicologia e Educação Especial. Também foi possível localizar 5 artigos, publicados nas revistas: CEFAC, Psicologia: Reflexão Crítica, Pró-Fono: Revista de Atualização Científica. Concluiu-se que todos os estudos apontaram a existência de uma relação positiva entre o desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e escrita em indivíduos com Síndrome de Down. Porém, as pesquisas sobre a temática ainda são pouco numerosas e recentes, sobretudo, as que avaliam a aplicação de programas de intervenção.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).