Treinamento de consciência fonológica para pessoas com necessidade educacionais especiais no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X43678

Palavras-chave:

Consciência Fonológica, Leitura, Condições Educacionais Especiais.

Resumo

O desempenho dos alunos brasileiros em leitura e escrita, tanto com desenvolvimento típico, quanto atípico, está muito abaixo do esperado e diferentes fatores  vêm sendo levantados como causa para esse fracasso. Dos fatores em questão, dois vêm sendo debatidos: 1) alguns alunos necessitam de condições educacionais especiais não oferecidas nas escolas, por apresentarem transtornos do desenvolvimento, alterações neurológicas, deficiência auditiva ou síndromes que afetam a capacidade de aprendizagem e 2) a metodologia adotada pelas escolas não leva em consideração que as habilidades de consciência fonológica (CF), instrução fônica, vocabulário e memória operacional são essenciais para o processo de alfabetização. Esta revisão sistemática teve por objetivo mapear e analisar as pesquisas interventivas que visavam ensinar CF para pessoas com necessidades educacionais especiais, realizadas no Brasil. Como resultado, integraram essa revisão 27 estudos publicados de 2007 a 2018, sendo que 13 realizaram intervenções com indivíduos com dificuldade de aprendizagem, 4 com deficiência intelectual, 2 com dislexia, 2 com paralisia cerebral, 3 com Síndrome de Down, 1 com Síndrome de Down concomitante a síndrome de Willams, 1 com crianças surdas e 1 deficientes auditivas. Como pode ser visto, poucos foram os estudos encontrados se considerada a variedade de características das populações estudadas e a demanda de programas de pós-graduação nas áreas de educação, ensino e psicologia existentes no país.

Biografia do Autor

Layse Maria dos Santos Ferreira, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL

Mestra pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Carmen Silvia Motta Bandini, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL

Professora doutora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Heloisa Helena Motta Bandini, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL

Professora pós-doutora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Ferreira, L. M. dos S., Bandini, C. S. M., & Bandini, H. H. M. (2021). Treinamento de consciência fonológica para pessoas com necessidade educacionais especiais no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, 34, e14/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X43678

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico