Treinamento de consciência fonológica para pessoas com necessidade educacionais especiais no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X43678

Palavras-chave:

Consciência Fonológica, Leitura, Condições Educacionais Especiais.

Resumo

O desempenho dos alunos brasileiros em leitura e escrita, tanto com desenvolvimento típico, quanto atípico, está muito abaixo do esperado e diferentes fatores  vêm sendo levantados como causa para esse fracasso. Dos fatores em questão, dois vêm sendo debatidos: 1) alguns alunos necessitam de condições educacionais especiais não oferecidas nas escolas, por apresentarem transtornos do desenvolvimento, alterações neurológicas, deficiência auditiva ou síndromes que afetam a capacidade de aprendizagem e 2) a metodologia adotada pelas escolas não leva em consideração que as habilidades de consciência fonológica (CF), instrução fônica, vocabulário e memória operacional são essenciais para o processo de alfabetização. Esta revisão sistemática teve por objetivo mapear e analisar as pesquisas interventivas que visavam ensinar CF para pessoas com necessidades educacionais especiais, realizadas no Brasil. Como resultado, integraram essa revisão 27 estudos publicados de 2007 a 2018, sendo que 13 realizaram intervenções com indivíduos com dificuldade de aprendizagem, 4 com deficiência intelectual, 2 com dislexia, 2 com paralisia cerebral, 3 com Síndrome de Down, 1 com Síndrome de Down concomitante a síndrome de Willams, 1 com crianças surdas e 1 deficientes auditivas. Como pode ser visto, poucos foram os estudos encontrados se considerada a variedade de características das populações estudadas e a demanda de programas de pós-graduação nas áreas de educação, ensino e psicologia existentes no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layse Maria dos Santos Ferreira, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL

Mestra pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Carmen Silvia Motta Bandini, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL

Professora doutora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Heloisa Helena Motta Bandini, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL

Professora pós-doutora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ANDRADE, Elizabete Maria de Almeida. Abordagem Fônica para Remediar a Defasagem na aquisição de Leitura e Escrita: O papel da Capacitação de Professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento)-Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UPM_a2ad15ebb42fbbbb37a0d59936abdfcc. Acesso em: 18 abr. 2020.

ANTUNES, Lívia Gonçalves; FREIRE, Thais; CRENITTI, Patrícia Abreu Pinheiro. Programa de Remediação Fonológica em Escolares com Sinais de Risco para Dificuldade de Aprendizagem. Revista Distúrbios Comuns, São Paulo, 2, p. 225-236, ago. 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002743084. Acesso em: 18 abr. 2020.

ARAUJO, Márcia Wilma Monteiro de. Habilidades Metafonológicas e Desenvolvimento de Leitura e Escrita Recombinativas em Crianças com Diagnostico de Dislexia. 2007. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Pará, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1919. Acesso em: 18 abr. 2020.

BANDINI, Heloisa Helena; BANDINI, Carmen Silvia; RACIANO-NETO, Ademar. Relations Between Reading, Vocabulary and Phonological Awareness in low-Income Children. Paideia, São Paulo, 68, p. 314-323, 2017.

BARBY, Ana Aparecida de Oliveira Machado; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchiner. Desenvolvimento de Habilidades Metafonológicas e Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Alunos com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 3, p. 381-398, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382016000300381&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 19 abr. 2020.

BINHA, Any Michelly Paquier; MARCIEL, Simone Carazzato; BEZERRA, Carla Cristine Andrade. Perfil epidemiológico dos pacientes com paralisia cerebral atendidos na AACD-São Paulo. Revista Acta de Fisiatria, São Paulo, 1 , p. 1-6, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Relatório Brasil no PISA 2018. Brasília, DF, 2019. 158p.

BRASIL, Ministério da Educação. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017: Psicologia. Brasília, DF, 2017a.108p. Disponível em: https://capes.gov.br/images/documentos/Relatorios_quadrienal_2017/20122017-Psicologia_relatorio-de-avaliacao-2017_final.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017: Ensino. Brasília, DF, 2017b. 102p. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENSINO-quadrienal.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017: Educação. Brasília, DF, 2017c. 93p. Disponível em: http://capes.gov.br/images/documentos/Relatorios_quadrienal_2017/20122017-Educacao_relatorio-de-avaliacao-quadrienal-2017_final.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

BRITO, Danielle Abranches. Estimulando a Consciência Fonológica em Jovens com Deficiência Intelectual. 2014. Dissertação (Mestrado em educação)-Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7951. Acesso em: 18 abr. 2020

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, Natália Martins. Habilidades de linguagem oral e sua contribuição para a posterior aquisição de leitura. PSIC-Revista de Psicologia da Vetor Editora, São Paulo, 2, p.135-144, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v9n2/v9n2a02.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, Natália Martins; MONTIEL, José Maria. Desenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psico-USF, São Paulo, 1 , p. 55-64, 2007.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; GUTSCHOW, Cláudia Regina Danelon; CAPOVILLA, Fernando César. Habilidades cognitivas que predizem competência de leitura e escrita. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, 2, p.13-26, 2004.

CARDOSO, Andreia Martins de Souza; SILVA, Mônica Marins da; PEREIRA, Mônica Medeiros de Brito. Consciência Fonológica e a Memória de Trabalho de Crianças com e sem Dificuldades na Alfabetização. CoDAS, São Paulo, 2 , p. 110-114, 2013. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-17822013000200004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 abr. 2020.

CARVALHO, Fabrícia Bignotto de; CRENITTI, Patrícia Abreu Pinheiro; CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de aprendizagem na visão do professor. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, 75, p. 229-239, 2007.

CARVALHO, Lina Maria De Moraes. Consciência Fonológica e Sucesso na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Melhor Prevenir do que Remediar. 2010. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15966. Acesso em: 18 abr. 2020.

COELHO, Cristina Lúcia Maia; BASTOS, Claudio Líra. A avaliação interativa e o software alfabetização fônica: um estudo de caso. Revista da Educação, São Paulo, 44, p. 57-66, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752017000100006. Acesso em: 18 abr. 2020.

DE SOUZA, Deisy das Graças et al. Análise comportamental da aprendizagem de leitura e a construção de um currículo suplementar. In: Hubner, Maria Martha Costa. Análise do comportamento para a educação: Contribuições recentes. 1º ed. Santo André: ESETec editores associados, 2004. P. 177-204.

DE SOUZA, Érika Costa; BANDINI, Heloisa Helena Motta. Programa de treinamento de consciência fonológica para crianças surdas bilíngues. Paidéia, São Paulo, 36, p. 123-135, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a12.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

DINIS, Neusa Lopes Bispo. Metalinguagem e Alfabetização: efeitos de uma intervenção para recuperação de alunos com dificuldades na aprendizagem da língua escrita. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia)-Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09012009-144508/pt-br.php. Acesso em: 18 abr. 2020.

FEKUDA, Maryse Tomoko Matsuzawa; CAPELLIN, Simone Aparecida. Programa de Intervenção Fonológica Associado à Correspondência Grafema-fonema em Escolares de Risco para a Dislexia. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, 4 , p. 783-790, 2012.

FREIRE, Thais. Ações da fonoaudiologia na escola: Programa da Estimulação da Consciência fonológica em Escolares do 1º ano do Ensino Fundamental. 2018. Tese (Doutorado em Ciências)-Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102018-211605/pt-br.php. Acesso em: 18 abr. 2020.

FRIAS, Vivian Alvina de Camargo. et al. Distúrbios de leitura e escrita em portadora do vírus da imunodeficiência humana: estudo de caso. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo, 2 , p.179-185, 2008. Disponível em: https://repositorio.usp.br/bitstream/handle/BDPI/9183/art_FRIAS_Disturbios_de_leitura_e_escrita_em_portadora_2008.pdf;jsessionid=730D3E31AA4F6C41944FCB76749314EF?sequence=1. Acesso em: 18 abr. 2020.

GIDRI, Gigiane; KESKE-SOARES, Márcia; MOTA, Helena Bolli. Memória de Trabalho, Consciência Fonológica e Hipótese de Escrita. Pró-Fono, São Paulo, 3, p. 313-322, 2007. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/pfono/v19n3/a10v19n3.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

GRANZOTTI, Raphaela Barroso Guedes. et al. Memória de Trabalho Fonológica em Crianças com Dificuldade de Aprendizagem. Revista Distúrbios Comum, São Paulo, 2, 241-252, 2013.

HEIN, Julia Margarida. et al. Avaliação Da Eficácia Do Software “Alfabetização Fônica” Para Alunos Com Deficiência Mental. Revista Brasileira de Educação Especial. Bauru, 1, p. 65-82, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v16n1/06.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pessoa com deficiência. Rio de Janeiro, RJ, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas: Papirus, 2012.

LIMA, Solange de Freitas Brando. Treino de Consciência Fonológica e Intervenção Comportamental em Ambientes familiar e escolar de crianças com Síndrome de Williams. 2015. Tese (Doutorado em distúrbios do desenvolvimento)- Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3083. Acesso em: 18 abr. 2020.

MEI, Chi Kow. Intervenção Coletiva no Uso do Programa de Alfabetização Fônica Computadorizada em Crianças da Recuperação do Ciclo I. 2007. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento)-Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1678. Acesso em: 18 abr. 2020.

MURPHY, Cristina Ferraz Borges. Desenvolvimento de software para treinamento auditivo e aplicação em crianças com dislexia. 2008. Tese (Doutorado em Ciências)-Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-09062009-203551/publico/TESE_CRISTINA_FERRAZ_BORGES_MURPHY.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

NOVAIS, Carolina Bernardi de; MISHIMA, Fabíola; SANTOS, Patrícia Leila. Treinamento breve de consciência fonológica: impacto sobre a alfabetização. Revista de Psicopedagogia. São Paulo, 93, p. 189-200, 2013. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/95/treinamento-breve-de-consciencia- fonologica--impacto-sobre-a-alfabetizacao. Acesso em: 18 abr. 2020.

OLIVEIRA, Amália Rebouças de Paiva; MUNSTER, Mey de Abreu Van; GONÇALVES, Adriana. Garcia. Desenho Universal para Aprendizagem e Educação Inclusiva: uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional. Revista Brasileira de Educação Especial, São Paulo, 4, p. 675-690, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382019000400675&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 18 abr. 2020.

PAIXÃO, Glenda Miranda da. Procedimento de Ensino e Teste de Leitura Recombinativa para Crianças com Paralisia Cerebral. 2012. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento), Universidade Federal do Pará. Pará, 2012. Disponível em: http://ppgtpc.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/glenda%20miranda%202012.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

PAIXÃO, Glenda Miranda da; ASSIS, Grauben Jose Alves; OLIVEIRA, Ana Irene Alves. Emergência de leitura recombinativa em crianças com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. São Paulo, 3, p. 4-22, 2014. Disponível em: http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/709. Acesso em: 18 abr. 2020.

PELOSI, Mirian Bonadiu. et al. Atividades Lúdicas Para o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita para Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, São Paulo, 4, p. 535-550, 2018. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-65382018000400535&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 abr. 2020.

PESTUN, Magda Solange Vanzo. et al. Estimulação da consciência fonológica na educação infantil: prevenção de dificuldades na escrita. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, 1 , p. 95-104, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a11. Acesso em: 18 abr. 2020.

REIS, Marcia Regina. Constituição da Linguagem Escrita de uma Criança Considerada com Deficiência Intelectual: Contribuições da Perspectiva Histórico-Cultural. 2018. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos- Graduacao/Educacao/Dissertacoes/reis_mr_do_mar.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

RODRIGUES, Pauliana do Nascimento. Efeitos da exposição combinada a programas informatizados de ensino de leitura, escrita e consciência fonológica a alunos com dificuldade de aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial)-Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9060/DissPNR.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18 abr. 2020.

SAS, Roberta Moreno. Efeitos de um Programa de Remediação Fonológica nas Habilidades de Leitura e Escrita em Alunos com Síndrome de Down. Dissertação (Mestrado em Educação Especial)-Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3004/2278.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 abr. 2020.

SEABRA, Alessandra Gotuzo; CAPOVILLA, Fernando Cesar. Alfabetização: Método Fônico. 5ªed. São Paulo: Memnon, 2010.

SERGIN, Miriam. Alfabetização e Deficiência Intelectual: Estudo Sobre o Desenvolvimento de Habilidade Fonológicas em Crianças com Síndrome de Williams e Síndrome de Down. Tese (Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento)-Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1783. Acesso em: 18 abr. 2020.

SILVA, Ângela Carrancho. Educação e Tecnologia: Entre o Discurso e a Prática. Ensaio: Avaliação Politica Pública Educacional, Rio de janeiro, 72, p.527-554, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n72/a05v19n72.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

SILVA, Claudia da. Eficácia de um Programa de Remediação Fonológica e Leitura em Escolares com Distúrbio de Aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos- Graduacao/Educacao/Dissertacoes/silva_c_me_mar.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

SOUZA, Noeni Tamar Américo de. Todos podem aprender: uma intervenção com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com atrasos na aprendizagem da linguagem escrita. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21445. Acesso em: 18 abr. 2020.

YOSHIDA, Maria Carolina Cabeste Gamba (2017). Atividades de Estimulação da Consciência Fonológica por meio de um Livreto Destinado a Alunos com Deficiência Auditiva/Surdez. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem)-Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Bauru, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150734/yoshida_mccg_me_bauru.pdf? sequence=3. Acesso em 18 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Ferreira, L. M. dos S., Bandini, C. S. M., & Bandini, H. H. M. (2021). Treinamento de consciência fonológica para pessoas com necessidade educacionais especiais no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, 34, e14/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X43678

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico