Tempo e espaço da disciplina de didática nos cursos de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468192Palavras-chave:
Didática, Formação inicial de professores, PedagogiaResumo
O objeto do estudo se refere ao tempo e espaço da disciplina de Didática nos cursos de Licenciatura em Pedagogia no Brasil. O problema investigado toma como questão principal: o tempo e espaço da disciplina de Didática nos cursos de pedagogia favorece a formação docente? O objetivo geral é compreender o tempo e espaço da disciplina de didática na formação inicial de professores no curso de Pedagogia. O pressuposto entende a disciplina de Didática, de natureza pedagógica, comprometida com as questões concretas da docência, se constitui eixo central para os cursos de formação inicial de professores. A escolha da licenciatura em Pedagogia é intencional por ser este curso destinado à formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil. Metodologicamente o estudo assume a abordagem cartográfica (ROSÁRIO, 2008), a partir do mapeamento do curso de Pedagogia nas universidades federais brasileiras. Para a realização do estudo foi feita a leitura das matrizes curriculares de 61 cursos e a leitura dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Os aportes teóricos fundamentam-se em Candau (1984), Gatti (2019), Marins (2015), Martins (2009,2012), Romanowski (2010,2016) e Veiga (1994, 2012). Os dados levantados permitem considerar que a disciplina de Didática está presente em todos os cursos de Pedagogia nas universidades federais brasileiras. A pesquisa reconheceu que há três eixos de disciplinas de didática nas propostas do curso: a Didática Geral, as Didáticas Específicas e as Didáticas para as modalidades de ensino.
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