Formação inicial de professores no embalo das ações didáticas: possiblidades para a autonomia docente

Marly Macêdo, Joana Paulin Romanowski, Pura Lúcia Oliver Martins

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a Didática na formação inicial do professor no curso de Pedagogia  em sua relação com a prática docente. Problematiza a Didática enquanto disciplina voltada à formação de professores articulada à prática docente. A metodologia é de abordagem qualitativa e a análise toma por base registros dos estudantes coletados na autoavaliação, da disciplina Didática do curso de Pedagogia  de uma IES da cidade de Curitiba. Os aportes do estudos incluem Martins, Veiga, Romanowski e Santos, e outros, que discutem  a compreensão dessa disciplina  e sua interlocução com a prática para a formação de professores. Os resultados mostram que a Didática possibilita aos estudantes a compreensão das situações de aprendizagens tendo como ponto de partida a prática social problematizada a partir das vivências e experiências dos docentes e discentes da escola básica. 


Palavras-chave


Didática. Formação de Professores. Curso de Pedagogia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644427514

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição 30 abril.

Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

   

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar