Formação inicial de professores no embalo das ações didáticas: possiblidades para a autonomia docente

Autores

  • Marly Macêdo Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR
  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644427514

Palavras-chave:

Didática. Formação de Professores. Curso de Pedagogia.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a Didática na formação inicial do professor no curso de Pedagogia  em sua relação com a prática docente. Problematiza a Didática enquanto disciplina voltada à formação de professores articulada à prática docente. A metodologia é de abordagem qualitativa e a análise toma por base registros dos estudantes coletados na autoavaliação, da disciplina Didática do curso de Pedagogia  de uma IES da cidade de Curitiba. Os aportes do estudos incluem Martins, Veiga, Romanowski e Santos, e outros, que discutem  a compreensão dessa disciplina  e sua interlocução com a prática para a formação de professores. Os resultados mostram que a Didática possibilita aos estudantes a compreensão das situações de aprendizagens tendo como ponto de partida a prática social problematizada a partir das vivências e experiências dos docentes e discentes da escola básica. 

Biografia do Autor

Marly Macêdo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Bolsista da CAPES.

Rua Prof. Guido Strauber, 871, Apto 203-A

CEP 80320030

Curitiba – Paraná

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo–USP, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e colaboradora da UNINTER. Curitiba, PR

Rua Cel Joaquim Ignácio T. Ribas, 701 Apto 804

Cep 80730330

Curitiba- PR.

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo–PUCSP, professora titular do Programa de de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Avenida Silva Jardim, 2754 Apto 21

CEP 80.240-020

Curitiba – Paraná

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Macêdo, M., Romanowski, J. P., & Martins, P. L. O. (2017). Formação inicial de professores no embalo das ações didáticas: possiblidades para a autonomia docente. Educação, 42(2), 299–318. https://doi.org/10.5902/1984644427514

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.