Formação inicial de professores no embalo das ações didáticas: possiblidades para a autonomia docente
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a Didática na formação inicial do professor no curso de Pedagogia em sua relação com a prática docente. Problematiza a Didática enquanto disciplina voltada à formação de professores articulada à prática docente. A metodologia é de abordagem qualitativa e a análise toma por base registros dos estudantes coletados na autoavaliação, da disciplina Didática do curso de Pedagogia de uma IES da cidade de Curitiba. Os aportes do estudos incluem Martins, Veiga, Romanowski e Santos, e outros, que discutem a compreensão dessa disciplina e sua interlocução com a prática para a formação de professores. Os resultados mostram que a Didática possibilita aos estudantes a compreensão das situações de aprendizagens tendo como ponto de partida a prática social problematizada a partir das vivências e experiências dos docentes e discentes da escola básica.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5902/1984644427514
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ISSN Eletrônico: 1984-6444
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444
Qualis/Capes: Educação A1
Periodicidade: Publicação contínua
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A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
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