Dificuldades de aprendizagem em itens de uma prova de Didática Geral de futuros professores

Autores

  • Isauro Beltran Núñes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte
  • Betania Leite Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644431391

Palavras-chave:

Didática Geral, Avaliação, Dificuldades aprendizagem

Resumo

No presente estudo, são apresentados os erros e as dificuldades de aprendizagem a eles associadas, detectados em respostas de futuros professores do ensino fundamental em itens de conhecimentos da Didática Geral numa prova de um concurso público. A metodologia utilizada foi a análise de desempenho e de erros (NÚÑEZ;  RAMALHO, 2012), associando-se possíveis dificuldades de aprendizagem que podem explicar a ocorrência desses erros. Os dados empíricos foram fornecidos pela Comissão Permanente de Concursos da UFRN (Comperve/UFRN). Os resultados evidenciam um baixo desempenho nas questões da prova e revelam erros e dificuldades relacionados ao objeto da Didática Crítica, ao.s fundamentos do ensino com base nas ideias da escola Histórico Cultural de L. S. Vigotsky, à organização dos conteúdos e à formação de atitudes, entre outras. Esses resultados podem ser referência para se pensar a formação inicial dos professores em relação ao conhecimento profissional da Didática Geral como dimensão essencial da futura atividade de ensino nas escolas.

Biografia do Autor

Isauro Beltran Núñes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte

Possui Licenciatura em Química pelo Instituto Superior Pedagógico E. J. Varora Havana (1978), Graduação em Química pela Universidade de Havana (1980), Mestrado em Química pelo Instituto Superior Politécnico J. A. Echeverría Havana (1985) e Doutorado em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Havana (1992). Realizou estudos na Cátedra de Psicologia Pedagógica da Universidade Estadual de Moscou com N. F. Talízina. Atualmente é Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Ensino de Ciências Naturais, na Formação do Professores de Ciências Naturais e na Formação de Conceitos Científicos nas perspectivas teóricas de A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin. Coordena a o Grupo de Estudos sobre a Teoria da Formação das Ações Mentais e dos Conceitos do Programa de PosGraduação em Educação da UFRN. Membro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ABRAPEC). Pesquisador em Produtividade Pesquisa CNPq Nivel 1A.

Betania Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN

Graduada em Pedagogia e Tecnóloga em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Estatística Educacional pelo CIENES / CHILE; Mestre em Educação pela UFPB (1985) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autonoma de Barcelona (1993). Professora da UFPB entre 1981 e 1994; professora da UFRN desde 1995 e Profª Titular dessa Universidade desde

2010. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPEd, na gestão 2000-2002 e Presidente dessa Associação no períopo 2003 -2005. Foi vice coodenadora do PPGEd da UFRN (1996-1997) e coordenadora no período 1998-2002. Coordenou o Fórum dos Programas de Pós-graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (FORPRED). Atuou como membro da Comissão de Especialistas do curso de Pedagogia e Normal Superior (SESU/MEC). Desde janeiro de 2011 foi cedida pelo MEC para exercer o cargo de Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Atua nas seguintes áreas: Processos de Ensino-Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente, Educação Básica e Ensino Superior, Avaliação de Processos Formativos, Vestibulares, Docência Universitária, Políticas de Acesso e Inclusão Universitária.

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Núñes, I. B., & Ramalho, B. L. (2018). Dificuldades de aprendizagem em itens de uma prova de Didática Geral de futuros professores. Educação, 43(3), 483–498. https://doi.org/10.5902/1984644431391

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