Apresentação: Educação, Narrativa e Saúde em tempos de refigurações
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644487594Palabras clave:
Educação, Narrativas, SaúdeResumen
O dossiê busca aprofundar discussões e socializar estudos que articulam educação, narrativa e saúde (Souza, 2021, 2016; Souza e Souza, 2021; Souza e Delory-Mombeger, 2018), mediante processos de aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem nas práticas cotidianas e como dispositvo de formação em educação e saúde, assim como questões de formação multipofissional em saúde, condições de trabalho e adoecimento docente. Neste sentido, este dossiê mobiliza apropriações teóricas da pesquisa (auto)biográfica como dimensão epistêmico-metodológica (Souza, 2014), através da diversidade de análise de narrativas em multiplos contextos. A noção de processos de aprendizagens biográficas e suas relações com as narrativas dos diferentes atores sociais, em uma perspectiva narrativo-biográfica, inscreve-se como terreno fértil para pensarmos processos de refiguração pessoal e profissional nos campos da saúde e da educação.
Citas
DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.
LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no antropoceno. Rio de Janeiro: Editora Bazar do Tempo, 2020.
STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração nas ciências. Rio de Janeiro: Editora Bazar do tempo, 2023.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido, Revista Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344 Acesso em: 26 ago. 2018.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Existir para resistir: (auto)biografia, narrativas e aprendizagens com a doença. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 59-74, mai./ago. 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v25n46/0104-7043-faeeba-25-46-00059.pdf. Acesso em: 1º ago. 2022.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O que será o amanhã?? Narrativas, pandemia e interfaces vida-morte. Espacios en Blanco (online), v. 2, p. 351-364, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3845/384566614003/html/. Acesso em: 22 nov. 2022.
SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUSA, Rosiane Costa de. Pesquisa (auto) biográfica, educação e saúde docente: escritas de formação e refiguração identitária. Cadernos CERU, [s. l.], v. 32, n. 1, p. 99-126, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/189276. Acesso em: 15 ago. 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educación
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________