Apresentação: Educação, Narrativa e Saúde em tempos de refigurações
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644487594Keywords:
Educação, Narrativas, SaúdeAbstract
O dossiê busca aprofundar discussões e socializar estudos que articulam educação, narrativa e saúde (Souza, 2021, 2016; Souza e Souza, 2021; Souza e Delory-Mombeger, 2018), mediante processos de aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem nas práticas cotidianas e como dispositvo de formação em educação e saúde, assim como questões de formação multipofissional em saúde, condições de trabalho e adoecimento docente. Neste sentido, este dossiê mobiliza apropriações teóricas da pesquisa (auto)biográfica como dimensão epistêmico-metodológica (Souza, 2014), através da diversidade de análise de narrativas em multiplos contextos. A noção de processos de aprendizagens biográficas e suas relações com as narrativas dos diferentes atores sociais, em uma perspectiva narrativo-biográfica, inscreve-se como terreno fértil para pensarmos processos de refiguração pessoal e profissional nos campos da saúde e da educação.
References
DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.
LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no antropoceno. Rio de Janeiro: Editora Bazar do Tempo, 2020.
STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração nas ciências. Rio de Janeiro: Editora Bazar do tempo, 2023.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido, Revista Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344 Acesso em: 26 ago. 2018.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Existir para resistir: (auto)biografia, narrativas e aprendizagens com a doença. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 59-74, mai./ago. 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v25n46/0104-7043-faeeba-25-46-00059.pdf. Acesso em: 1º ago. 2022.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O que será o amanhã?? Narrativas, pandemia e interfaces vida-morte. Espacios en Blanco (online), v. 2, p. 351-364, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3845/384566614003/html/. Acesso em: 22 nov. 2022.
SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUSA, Rosiane Costa de. Pesquisa (auto) biográfica, educação e saúde docente: escritas de formação e refiguração identitária. Cadernos CERU, [s. l.], v. 32, n. 1, p. 99-126, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/189276. Acesso em: 15 ago. 2022.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Education
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)