El cuerpo danzante en la escuela a través de la lectura literaria: una experiencia estética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471063

Palabras clave:

Danza, Experiencia, Escuela

Resumen

Este artículo tiene como objetivo tejer relaciones entre cuerpo, danza y lectura literaria que se producen en el espacio escolar, a través de la obra literaria Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa.  Tratase de un estudio cualitativo, que utilizó la metodología de Investigación Educativa Basada en el Arte (PEBA). Los sujetos de la investigación fueron estudiantes extraescolares, de 6º a 9º año de la Enseñanza Primaria, de una Escuela Básica de la Red Municipal de Educación de Itajaí, SC. La producción de datos se llevó a cabo en 11 talleres de danza, teniendo como objeto propuesto la literatura. Los resultados indican que el cuerpo danzante puede tener una experiencia a través de la lectura de literatura con mediaciones culturales apropiadas que provoquen la relación entre trabajo y cuerpo, motivando a los sujetos a pensar y sentir sobre cómo sus cuerpos se mueven y se relacionan con la obra, con los demás y con el espacio.

Biografía del autor/a

Isleide Steil, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação - Univali (2021). Mestre em Educação - UNIVALI (2016). Possui MBA em Dança pela Faculdade Inspirar - Curitiba/PR (2012); pós-graduação em Corpo Contemporâneo (2005) e graduação em Dança (2001) pela Faculdade de Artes do Paraná. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora da Univali. Docente do Colégio de Aplicação da Univali - Itajaí, e do Curso de Artes Visuais da Univali ministrando a disciplina de Educação Estética. Foi docente do Curso de Educação Física da Univali na disciplina de Dança no Ambiente Escolar; do Curso de Licenciatura em Dança da FURB com as disciplinas Teoria e Prática Pedagógica da Dança Contemporânea I, e Teoria e Prática Pedagógica da Dança Jazz. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, e desenvolve pesquisas nas áreas de dança na escola, mediação cultural e educação estética.

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí

Bolsista da CAPES nos anos 2013-2014 no Programa de Estágio Sênior no Exterior, Pós doutorado na Universidade Paris VI - Diderot, desenvolvendo pesquisas em colaboração com a Profa. Dra. Anne Kupiec no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP) e bolsista do CNPq no ano 2000 para cursar doutorado sanduíche na Sornonne Nouvelle sob a orientação de Henri Behar. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, orienta pesquisas no Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa os seguintes temas: literatura, arte na educação, formação de leitores, formação de professores e educação estética. Foi coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI na gestão 2010-2013 e 2014-2016-I. Coordenadora de área do PIBID de Letras em 2017.

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Publicado

2024-02-06

Cómo citar

Steil, I., & Neitzel, A. de A. (2024). El cuerpo danzante en la escuela a través de la lectura literaria: una experiencia estética. Educación, 49(1), e27/1–19. https://doi.org/10.5902/1984644471063

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