O corpo dançante na escola pela leitura do literário: uma experiência estética
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644471063Mots-clés :
Dança, Experiência, EscolaRésumé
Este artigo tem como objetivo tecer relações entre corpo, dança e a leitura do literário que são produzidas no espaço da escola, por meio da obra literária Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. É um estudo de abordagem qualitativa, que utilizou a metodologia Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA): A/r/tografia. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do contraturno escolar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Básica da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, SC. A produção dos dados deu-se em 11 oficinas de dança, tendo como objeto propositor a literatura. Os resultados apontam que o corpo dançante pode fazer uma experiência pela leitura do literário com mediações culturais adequadas que provoquem a relação entre obra e corpo, motivando os sujeitos a pensar e a sentir em como seus corpos se movimentam e se relacionam com a obra, com os outros e com o espaço.
Références
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (BRASIL). Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasil, 2013. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 15/06/2022.
COUTINHO, Marina Henriques; SOTER, Silvia. Teatro e dança no centro de artes da Maré: ações de contra-mundo. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 60-76, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101342019060.
DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (ed.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 21-26.
DINIZ, Ligia G. Uma alma que dança ou despenca: corpo e presença na experiência literária. Revista Brasileira Estudos Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 477-504, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266068773
FALKEMBACH, Maria Fonseca. Perspectiva da educação somática no currículo do ensino básico: dança e relações de poder no corpo. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 129-143, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101342019129
FERREIRA, Gilmar Leite. Corpo e poesia: para uma educação do sensível. Curitiba: Appris, 2017.
GONÇALVES, Jean Carlos. A escola no quintal da cultura: teatralidades em perspectiva dialógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 594-614, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p594-614
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. 7. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015.
IRWIN, Rita L. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 27-35.
NEITZEL, Adair de Aguiar; CRUZ, Denise Viunisky da Nova; WEISS, Cláudia Suéli. A leitura do literário como acontecimento. In: NEITZEL, Adair de Aguiar et al. (org.). Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estéticas na educação. Itajaí: Editora da Univali; Florianópolis: Dois por Quatro Editora, 2017. p. 123-136.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________