Trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467829

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, Educação.

Resumen

A entrevista realizada com a docente e pesquisadora teve como objetivo compreender suas trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade no campo educacional e da saúde. Buscou oferecer elementos para problematizar os marcadores de gênero e de sexualidade e sua interface com as políticas públicas de inclusão social, com derivações que permitem pensar a transversalidade de gênero na formação inicial. Uma das perspectivas da pesquisadora no campo educacional é que a atividade de educar supõe processos de ensino e de aprendizagem: o que, quem e como ensinam e o que, quem e como se aprende, extrapolando, assim, as instituições de ensino e as salas de aula. A entrevista foi realizada no âmbito de uma atividade de pesquisa[i] de Pós-Doutoramento, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

[i] Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as percepções de docentes e discentes sobre gênero e sexualidade no currículo de Pedagogia na formação transversal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Biografía del autor/a

Alexandre Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação (USP),Mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG), Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI, Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF,Pós-graduado em História e Culturas Políticas pela UFMG, Pós-graduado em Educação Empreendedora pela UFSJ, Pós-graduado em Educação Profissional Integ. a Ed. Bás. na Educação de Jovens e Adultos (CEFET-MG), Licenciado em Pedagogia pela UNINOVE, Bacharel Licenciado em História pela PUC-Minas. .Possuo experiência nas áreas de gestão, docência e formação de professores (temas em Educação: Gênero, Sexualidade/Diversidade, Currículo, Formação Docente). Atua como Coordenador Pedagógico no 1º e 2º Ciclo na Prefeitura de Belo Horizonte. É pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas (GECC/CNPq), da Faculdade de Educação da UFMG. E-mail : prof.alexhis@gmail.com

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais

É professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (onde atua desde 1995) e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade (desde 2003). É pesquisadora 1C do CNPq. É Vice-presidente da ABdC: Associação Brasileira de Currículo (2019-2021). É Chefe de Departamento DAE da FaE/UFMG (2019-2021); Membro do Núcleo Docente Estruturante da FaE/UFMG (2018-2020) e Membro da Comissão de Acompanhamento e Auto-Avaliação do Programa de pós-graduação da FaE/UFMG(2019-2022). É atual Coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas da FAE/UFMG, que fundou em 2002 e coordenou nos seguintes períodos: 2002 a 2008, 2011-1213 e 2016 até a atualidade.

Citas

ANDRADE, Sandra dos Santos; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann; BARZOTTO, Carlos Eduardo. Transversalidade de gênero em políticas públicas: uma revisão de literatura. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, v. 2, p. 81-106, 2019. DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1816

DAL'IGNA, Maria Cláudia; KLEIN, Carin; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann. Generificação das práticas escolares: uma abordagem feminista pós-estruturalista. Currículo sem fronteiras, [s. l.], v. 16, p. 468-487, 2016.

DURO, Carmen Lucia Mottin. Maternidade e cuidado infantil: concepções presentes no contexto de um programa de atenção à saúde da criança. 2002. 169 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/11987/000343303.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

DUTRA, Ivete Lourdes. Parto natural, normal e humanizado: a polissemia dos termos e seus efeitos sobre atenção ao parto. 2005. 147 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/6067. Acesso em: 15 set. 2021.

FERNANDES, Letícia Prezzi. Nas trilhas da família... Como e o que um serviço de educação social de rua ensina sobre relações familiares. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

KLEIN, Carin. “...Um cartão [que] mudou nossa vida?”: maternidades veiculadas e instituídas pelo Programa Nacional Bolsa-Escola. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/3814. Acesso em: 15 set. 2021.

KLEIN, Carin. Biopolíticas de inclusão social e produção de maternidades e paternidades para uma “infância melhor”. 2010. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/27048. Acesso em: 15 set. 2021.

LOURO, Guacira Lopes; MEYER, Dagmar. A escolarização do doméstico. A construção de uma escola técnica feminina (1946-1970). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 87, p. 45-87, 1993. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1896/1863. Acesso em: 15 set. 2021.

SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Donas de si? A educação de corpos grávidos no contexto da Pais & Filhos. 2006. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/8937. Acesso em: 15 set. 2021.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

Publicado

2022-05-20

Cómo citar

Soares, A. G., & Paraíso, M. A. (2022). Trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade na educação . Educación, 47(1), e31/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644467829

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.