“Você é viado? Você gosta de homem?”: Professores/as homossexuais e o dispositivo de sexualidade na escola
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644436730Palavras-chave:
Professores/as homossexuais, Constituição docente, Sexualidade.Resumo
Neste texto, são apresentadas narrativas produzidas durante uma pesquisa de mestrado a partir dos encontros com sete professores/as que se auto identificaram como homossexuais. Foi utilizado como referencial teórico-metodológico a perspectiva pós-estruturalista. Por meio dessa perspectiva puderam ser problematizadas as formas pelas quais os/as professores/as vão se constituindo enquanto docentes homossexuais e discutir como esses/as professores/as vão se produzindo nas relações de poder, nas relações com o outro e, sobretudo, como se relacionam com a instituição escolar. As narrativas obtidas apontam que assumir-se enquanto professor/a homossexual organiza a forma com que o sujeito se comporta dentro escola, vivenciando um contínuo processo de negociação com o outro e consigo mesmo. Além disso, esses/as professores/as vão corajosamente criando suas próprias existências e se distanciando do padrão heteronormativo de ser. Isso é significativo, pois eles e elas rompem com a heteronormatividade, colocam em suspensão as crenças e as lógicas binárias que estão ao nosso redor nos cerceando da experienciação de diferentes modos de vida.
Referências
ANDRADE, Sandra dos Santos. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte, Mazza Edições, 2012, p. 173-194.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 151-172.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CORAZZA, Sandra Mara. Labirintos da pesquisa, diante dos ferroulhos. In: COSTA, Marisa Vorraber (Organizadora). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 103-127.
FERRARI, Anderson. Sexualidades, masculinidades, orientação sexual. In: XAVIER FILHA, Constantina (Organizadora). Sexualidades, gênero e diferenças na educação das infâncias. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012, p. 117-129.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, nº 114, p. 197-223, novembro de 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf. Acesso em 10/02/2013.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque.19ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Edição estabelecida sob a direção de Francois Ewald e Alessandro Fontana, por Frédéric Gros. Tradução: Márcio Alves da Fonseca e Salma Annus Muchail. 3ª Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso dado no Collège de France (1974-1975). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010b.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 25ª ed. São Paulo: Graal, 2012a.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 22ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. 2002a, nº 19, p. 20-28. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf. Acesso em: 26/07/2012.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002b, p. 35-86.
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O conceito de experiência em Michel Foucault. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 42-55, jul./dez. 2011. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2367. Acesso em: 11/07/2013.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 10ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008a.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008b.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Organizadora). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 07-34.
MARQUES, Luciana Pacheco. As diferenças na educação. Revista de Educação do Cogeime. Ano 16, nº 30, junho de 2007, p. 43-50. Disponível em: http://www.cogeime.org.br/revista/30Artigo4.pdf. Acesso em: 28/06/2013.
MISKOLCI, Richard. Abjeção e desejo. Afinidades e tensões entre a Teoria Queer e a obra de Michel Foucault. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Para uma vida não-fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 325-338.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora: UFOP, 2012.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se – feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Ed. Unicamp, 2013.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
REIS, Cristina d’Ávila. O uso da metodologia queer em pesquisa no campo do currículo. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte, Mazza Edições, 2012, p. 243-260.
RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOARES, Guiomar Freitas; FERNANDES, Felipe Bruno Martins. A ambientação de professores e professoras homossexuais no espaço escolar. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009, p. 183-211.
SEFFNER, Fernando. Cruzamento entre gênero e sexualidade na ótica da construção da(s) identidade(s) e da(s) diferença(s). In: SOARES, Guiomar Freitas; SILVA, Meri Rosane Santos da; RIBEIRO, Paula Regina Costa (Organizadoras). Corpo, gênero e sexualidade: problematizando práticas educativas e culturais. Rio Grande: FURG, 2006, p. 85-94.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________